Quem passa em frente à fachada depredada do imóvel da Rua Medeiros de Albuquerque, número 55, em Santa Cruz, não imagina que daqui a 12 meses o espaço será totalmente transformado para abrigar a nova sede da Defensoria Pública no bairro. Nessa terça-feira (8), representantes da DPRJ e da empresa vencedora da licitação realizada pela EMOP estiveram no espaço para registrar o início da execução do cronograma de obras. Localizado em frente às atuais sedes, o terreno foi objeto de desapropriação e terá 1.667,93m² de área construída.

A obra representa um investimento importante para a Defensoria pois proporcionará a instalação de todos os órgãos de Santa Cruz no mesmo prédio, oferecendo uma estrutura adequada de trabalho, com reflexo na eficiência da prestação do serviço e conforto dos usuários.

 - Atualmente os órgãos estão pulverizados em três espaços, com 416,09m². A concentração no mesmo imóvel representa não só uma melhor adequação estrutural e significativa ampliação do espaço de trabalho, como também um marco de uma nova proposta de imobilização dos ativos, visto que a sede será erguida em imóvel próprio, já incorporado ao patrimônio da Defensoria - disse a Secretária de Engenharia, defensora Luciene Torres.
  
Dividido em três pavimentos, o prédio será composto por 12 gabinetes privativos, com salas de apoio para as equipes técnicas; ampla recepção nos três pavimentos com balcão adaptado; banheiros PNE e rampa de acessibilidade; estacionamento para os usuários do prédio em subsolo com capacidade para 14 vagas; refeitório; depósito; área de copa; brinquedoteca; dois elevadores e muito mais. Todos os ambientes serão refrigerados.

Além disto, o projeto conta com preservação de área verde, com instalação de canteiros, cisterna e área de coleta seletiva, em cumprimento à Agenda A3P (Agenda Ambiental à qual a Defensoria Pública aderiu) com objetivo-desafio de minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente.

- São várias obras acontecendo ao mesmo tempo e ficamos muito felizes com mais essa conquista, que já era aguardada há pelo menos sete anos. Diversos setores estão envolvidos pra gente dar esse pontapé inicial e ficamos orgulhosos com essa parceria com a Emop, que se mostrou exemplar na entrega desse grande projeto em um espaço de tempo recorde - destacou o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco. 

- É um marco para a nossa empresa e estamos à disposição! É um prazer poder trabalhar com uma instituição tão importante e com muito orgulho participamos desse momento com o compromisso de entregar ao povo essa unidade pronta o quanto antes - destacou o presidente da EMOP, Andre Braga.

Veja as fotos aqui: https://bit.ly/3HKeHAV

 

Texto: Jaqueline Banai



VOLTAR