Perspectiva da nova sede de Campos

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro inicia nesta sexta (4) as obras para a construção da nova sede em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O terreno foi doado pelo Município, em evento realizado em agosto do ano passado, e tem previsão de entrega em 15 meses. O espaço alocará todos os órgãos de atuação da Defensoria em Campos no mesmo prédio, facilitando o acesso à população.

A sede contará com 1.366,59m² de área construída. No térreo, ela terá gabinetes privativos, banheiro exclusivo para todos os Defensores e salas de apoio para as equipes técnicas, ampla recepção para 111 pessoas sentadas com balcão adaptado, banheiros PNE e rampa de acessibilidade. Além disso, haverá estacionamento para os usuários do prédio, deficiente e idoso, sala de descompressão, refeitório, depósito, vestiário, área de copa e brinquedoteca, além de um auditório reversível para sala de treinamento e apoio da recepção. Os ambientes da sede serão refrigerados.

O prédio contará com um sistema de preservação de área verde, consistindo na instalação de canteiros, de uma cisterna, além de uma área de coleta seletiva, visando minimizar os impactos negativos no meio ambiente, em consonância com a Agenda A3P, agenda ambiental que tem como objetivo garantir a sustentabilidade junto aos órgãos públicos do país.

A secretária de Engenharia da Defensoria, Luciene Torres, destacou a importância e as vantagens da unificação dos órgãos no mesmo local:

- Atualmente os órgãos de Campos dos Goytacazes estão pulverizados em dois espaços, sendo 263,42m² dentro do Fórum e 464,12m² em imóvel cedido por convênio. A concentração no mesmo imóvel representa não só uma melhor adequação estrutural, significativa ampliação do espaço de trabalho, além de ser considerada como marco de uma nova proposta de imobilização dos ativos, visto que a sede será erguida em imóvel próprio, já incorporado ao patrimônio da Defensoria - esclareceu Luciene.

A nova sede ficará situada na Rua Antônio Jorge Young, nº 36/46, Centro, próximo ao Fórum.

 

Texto: Elison Lima



VOLTAR