A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), por meio da sua Coordenadoria de Recursos Humanos, aderiu para 2022 o calendário colorido. A iniciativa busca trabalhar a saúde mental e física  de servidoras (es) e defensoras (es) durante todo o ano, em especial durante os meses de conscientização. 
 
A campanha do calendário colorido utiliza as cores para abordar questões importantes relativas saúde e facilitar a aderência aos temas. Além dos meses normalmente abordados como o outubro rosa e o novembro azul, a Defensoria também atuará em campanhas de conscientização de outros meses e cores.
 
Nesta sexta (28), a Defensoria realizou a primeira dessas atividades, em razão da campanha janeiro branco, mês que levanta a pauta da saúde mental. A palestra “A importância da saúde da mente e o cuidado com as emoções”, apresentada pelo defensor público e psicólogo Daniel França. O encontro contou com dicas de como conviver melhor em ambientes hostis, sentimento de realização profissional e pessoal e como lidar com a frustração. 
 
- A Secretaria de Gestão de Pessoas agradece a disponibilidade do Defensor Público Daniel França, que com seus conhecimentos abordou temas tão importantes, já que os problemas relacionados ao adoecimento emocional afetam as demais áreas da vida, sendo necessário fomentar ideias de prevenção e cuidados também nesse universo subjetivo-comportamental do ser humano - destacou o secretário de gestão de pessoas da DPRJ, Leandro Moretti.

- Crescer individualmente é muito bom, mas quando a gente busca ajudar o desenvolvimento do outro e perceber os frutos desse crescimento é maravilhoso. Nossa felicidade vai para além do “eu”, porque se expande na nossa relação com o outro -  destacou Daniel durante a palestra.
 
A Defensoria também buscará realizar ações durante os meses de:
 
Fevereiro
Roxo: Conscientização sobre doenças como lúpus, fibromialgia e Alzheimer.
Laranja: Conscientização sobre leucemia. 
 
Abril
Semana da Saúde: Relacionada a atividade física e qualidade de vida
Verde: Importância da segurança do trabalho
Azul: Conscientização sobre o autismo
 
Maio
Amarelo: Prevenção a acidentes de transito
 
Junho
Vermelho: Conscientização sobre a doação de sangue (mês do doador)
 
Agosto
Dourado: Conscientização sobre o aleitamento materno (Mês da amamentação)
 
Setembro
Amarelo: Prevenção ao suicídio
 
Outubro
Rosa: Conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero
 
Novembro
Azul: Combate ao câncer de próstata
 
Dezembro
Vermelho: Prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. 
 
Além dos meses coloridos, a parceria entre a Coordenação de Recursos Humanos e a Administração da DPRJ possibilitará o desenvolvimento de outras atividades que também impactarão positivamente na Qualidade de Vida no Trabalho dos Servidores da Defensoria. Outras iniciativas serão reveladas gradativamente durante os encontros do “RH e você”, que também faz parte dessa aproximação com os servidores.
 
- Nos últimos anos a Coordenação de Recursos Humanos atuou de maneira pontual nas temáticas de saúde mental e física dos servidores durante a programação do Dia da Servidora e Servidor Público. No fim do ano passado, após reunião com o Defensor Público-Geral, estabelecemos que realizaríamos ações voltadas para os servidores independente deste evento - destaca a Coordenadora de Recursos Humanos, Érica Almeira.

A campanha do calendário colorido é uma das atividades que fazem parte do Programa de Qualidade de Vida desenvolvido pela Coordenação de Recursos Humanos para ser implementado integralmente ao longo de 2022.

 

Texto: Igor Santana



VOLTAR