A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizará nesta sexta-feira (28), às 10h, o segundo encontro do projeto LGPD em Pauta. A iniciativa compreende reuniões de trabalho para falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e levar a defensores e defensoras públicas orientações sobre como implementá-la no dia a dia dos órgãos de atuação.

 

A ideia do LGPD em Pauta é passar um panorama geral sobre a lei e debater práticas que podem ser adotadas durante os atendimentos voltadas à proteção de dados pessoais dos usuários do serviço, colaborando no processo de adequação da Defensoria. O primeiro encontro aconteceu no último dia 18, com a participação de defensoras e defensores da Vara de Execuções Penais.

 

As reuniões acontecerão durante todo o primeiro semestre de 2022, de forma virtual. Nesta sexta, a conversa será com defensoras e defensores das regiões 4 e 9 e contará com a presença das Encarregadas de Proteção de Dados da DPRJ, Beatriz Cunha e Marina Lowenkron, além da Coordenadora-Geral da Baixada e do Interior, Raquel Ramos. 

 

- Dois dos grandes eixos do processo de adequação à LGPD são a realização de ações educativas e a reflexão sobre medidas adaptadas à estrutura, à escala e ao volume das operações da instituição. No caso da Defensoria, é fundamental que pensemos em medidas concretas sobre como cumprir a lei no dia a dia dos nossos atendimentos, buscando a criação de uma cultura de proteção de dados adaptada à realidade DPRJ - destacou a encarregada de proteção de dados, Beatriz Cunha.

 

Texto: igor Santana



VOLTAR