O defensor público-geral e presidente do Conselho Superior, Rodrigo Pacheco, deu posse, nesta sexta-feira (14), aos conselheiros classistas eleitos para o biênio 2022-2024. Ele ressaltou que o entendimento da Defensoria é transformar o conselho em um espaço plural, democrático e de debates consistentes.” Acredito muito nessa formação plural do conselho, temos colegas com experiências distintas na instituição e sei que isso vai fortalecer muito o engrandecimento e fortalecimento da Defensoria", disse.

.Em novembro, em um pleito com mais de 780 votos, foram  eleitos para o cargo as defensoras Renata Tavares da Costa, Sheila dos Santos Soares, Maria de Fátima Abreu Marques Dourado e Cintia Regina Guedes, além dos defensores Cleber Francisco Alves e Luís Felipe Drummond Pereira da Cunha.

A cerimônia teve início às 10h e, por conta do aumento de casos de Covid-19 no Estado, aconteceu de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da Defensoria no Youtube. No evento, o defensor-geral e a 2ª subdefensora pública-geral, Paloma Lamego, também fizeram uma saudação especial à composição anterior do Conselho. 

- Foi a configuração do Conselho que enfrentou a maior complexidade que foi retornar com as reuniões durante a pandemia da Covid-19 e também foi uma das composições em que houve o maior entendimento e capacidade de diálogo para enfrentar processos extremamente espinhosos - afirmou Pacheco. 

- Os nossos colegas que estão deixando o Conselho. Foi um biênio muito difícil sob todos os aspectos, com tudo o que enfrentamos na Defensoria, mas também um ano de muito fortalecimento em que enfrentamos as dificuldades em conjunto. Acho que esse biênio representa muito o que é o Conselho Superior, um espaço de debate e de construção de soluções. Fico muito feliz com a chegada dos novos conselheiros e conselheiras, tenho certeza que teremos debates muito proveitosos”, completou Lamego. 

Entenda o Conselho Superior

O Conselho Superior é um órgão colegiado da Administração Superior da Defensoria Pública, com funções normativas e deliberativas, que tem como missão velar pela observância dos princípios institucionais e legais da Defensoria. São membros natos o defensor público-geral, os subdefensores públicos-gerais, a corregedora-geral e o ouvidor-geral. Os conselheiros titulares e suplentes são eleitos a cada dois anos.

Texto: Jéssica Leal.



VOLTAR