Foi realizada na última sexta-feira (7) a posse administrativa dos 71 novos(as) defensores(as) públicos(as) aprovados(as) no XXVII Concurso para Carreira de Defensores da DPRJ. Todos os presentes na cerimônia, realizada na sede da Defensoria, no Centro do Rio, foram testados para Covid-19 antes da cerimônia, procedimento promovido pela Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (CAMARJ). A cerimônia oficial de posse que ocorreria na segunda-feira, dia 10, no Teatro Odylon Costa Filho, na UERJ, foi adiada por conta do alto número de pessoas contaminadas pela Covid na organização do evento e deve ser realizada em fevereiro. 

O defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, lembrou, durante a posse administrativa, as diversas dificuldades que o concurso enfrentou até chegar aquele momento, além das crises que o Estado do Rio de Janeiro vem passando, e celebrou essa conquista de cada um dos empossados. 

- Impressionante a qualificação e o nível dos aprovados deste concurso. Apesar de todos os contratempos, conseguimos que todos ingressassem - disse Pacheco.

O concurso teve público recorde, com mais de 12 mil candidatos(as) inscritos(as). E é o primeiro da história da Defensoria em que a política de cotas foi aplicada de forma efetiva, graças a um regulamento precedido por amplo debate público com a sociedade civil. Dos 71 aprovados(as), 20 são negros(as), sendo uma classificada por ampla concorrência e 19 pelas cotas; um novo defensor tem deficiência e três são hipossuficientes economicamente.  A maioria dos aprovados(as) é formada por mulheres: são 53 defensoras e 18, homens. Durante a realização do Concurso a Defensoria Pública contou com a contribuição de expoentes do meio acadêmico e da luta social, inclusive durante processos de heteroidentificação dos candidatos e candidatas.

Estiveram presentes na posse administrativa a presidenta da CAMARJ, Suyan Libratori; a presidenta da Adperj, Andréa Sena; a corregedora-geral, Katia Varela; e a 2ª subdefensora pública-geral, Paloma Lamego. 

- Estamos aqui para facilitar e sermos ferramentas do acesso à justiça para a população. Que a gente possa ser capaz de modernizar o sistema justiça e usá-lo para a transformação social e não para a manutenção do status quo. - afirmou Paloma.

Curso de formação

Nesta terça-feira, os novos defensores e defensoras iniciaram o Curso de Formação, dividido em três etapas. Essa primeira fase que começou hoje vai até a  próxima sexta-feira (14). A segunda etapa será do dia 30 de janeiro a 11 de fevereiro, na qual será feita uma experiência prática na Baixada Fluminense e nas regionais da capital. E a terceira etapa, que será de 14 de fevereiro a 24 de fevereiro, serão desenvolvidas ações no interior do Estado.

Veja as fotos da cerimônia no nosso FLICKR!

 



VOLTAR