Levantamento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) mostra que, em 2021, a instituição recebeu 11.960 pedidos de internação, transferência e cirurgia. Os dados são do Sistema Verde, que reúne informações de atendimento de todos os órgãos da DPRJ. Destes casos, quase metade (46%) necessitou de judicialização. 
 
Os dados apontam que o mês de março, pico da pandemia de Covid-19 em 2021, registrou o maior número de pedidos (1.627). Dos quase 12 mil pedidos, 46% precisaram ser judicializados. Segundo a coordenadora do plantão noturno da DPRJ, Isabel Fonseca, o ideal seria que não houvesse esta necessidade, porém, devido aos problemas no sistema de saúde, a judicialização, que deveria ser último recurso, se torna tão recorrente. 
 
Enzo, de 4 anos, é um dos pacientes que tiveram sua transferência possibilitada pela ação da Defensoria. Devido a problemas na circulação do sangue, o menino foi internado no Hospital Municipal Albert Schweitzer e desde o dia 29 de dezembro aguardava por uma transferência para um hospital especializado em oncologia e hematologia. Denise Rodrigues, avó da criança, foi quem procurou a Defensoria Pública. A instituição conseguiu uma liminar e Enzo pôde ser transferido nesta quinta (6) para o Hospital do Fundão.
 
- A gente sabe que existem várias deficiências não só no sistema de saúde pública do município do Rio, mas do estado e do Brasil inteiro. Infelizmente a gente precisa recorrer à justiça para fazer valer o direito à saúde, que é um direito de todos - pontuou a coordenadora do plantão noturno, Isabel Fonseca.



VOLTAR