Durante toda a semana, a Defensoria Pública, por meio de sua força-tarefa, esteve presente em Xerém, distrito de Duque de Caxias, em ação social para atendimento às vítimas da chuva. No primeiro dia de atuação, a Unidade Móvel e as tendas da Defensoria ficaram instaladas na praça da Mantiquira, no centro. A força-tarefa atendeu também em dois abrigos, localizados em pontos mais críticos atingidos pelas enchentes.

Defensores públicos, servidores e estagiários prestaram todo tipo de apoio e orientação jurídica aos moradores, em especial para a emissão de oficio de gratuidade de 2ª via de documentação civil, autorização para sepultamento, além de orientações em todas as áreas, encaminhando, inclusive, casos para o núcleo de atendimento de Duque de Caxias. Uma psicóloga da Defensoria também ficou à disposição dos moradores.

O Defensor Público Geral, Nilson Bruno Filho e a defensora pública Alessandra Bentes participaram da força-tarefa no sábado, visitando os abrigos e percorrendo os pontos mais críticos de Xerém, ao lado do prefeito recém-empossado de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, e do vice-prefeito, Laury Villar.

Também integraram a força-tarefa de sábado os defensores Rafaela Ivo (coordenadora da Campanha Institucional); Sula Omari (coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência Doméstica); Francisco Horta e Bernardo de Castro (coordenador e subcoordenador do Núcleo de Terras e Habitação); Henrique Guelber e Juliana Mendonça (coordenador e subcoordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos); Alexandre Inglez (subcoordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário); Rodrigo Azambuja; Thais Lima; Renata Saud e Thiago Basilio.


VOLTAR