O Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro, Nilson Bruno, representou o Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), na cerimônia de comemoração dos 18 anos da Defensoria Pública da União (DPU). Repleto de autoridades, o evento se mostrou como mais um passo em direção à autonomia da Defensoria Pública.  
 
A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, representando o presidente do órgão, destacou a importância da Defensoria Pública, principalmente em sede de resolução extrajudicial de conflitos.  O Procurador Geral da República,  Roberto Gurgel, afirmou que "ter sido estagiário da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro foi uma das experiências mais marcantes” de sua vida.  
 
O deputado federal Amaury Teixeira asseverou que o Congresso Nacional derrubará o veto do PLP 114. O Defensor Geral da União, Haman Tabosa de Moares e Córdova, fez um minucioso resumo das atividades e dos avanços institucionais nos últimos anos, oportunidade em que ressaltou que o momento é de crescimento e fortalecimento institucional.  
Participaram da mesa o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira; o vice-presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. 
 
O evento contou ainda com a presença da nova presidente da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) Patrícia Kettermann; do secretário da Reforma do Judiciário, Flavio Crocce Caetano; da subdefensora Geral do Rio Grande do Sul, Luciana Pereira Kern; da Defensora Pública Geral de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon Tonet; além de inúmeros Defensores Públicos Federais.  
 


VOLTAR