A Secretaria de Engenharia (SENG) e a Coordenadoria de Manutenção Predial (COMAP) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) divulgaram nesta quarta-feira (29) seus balanços de atuação no ano de 2021. Os dados apontam que o número de obras ultrapassou o esperado e acelerou o processo de expansão da atuação e da acessibilidade da instituição.  
 
Segundo a Coordenadoria de Manutenção Predial, foram concluídas 2933 ordens de serviço (O.S) durante este ano, média de 244 por mês. Novembro, com 318 O.S. concluídas, foi o mês com maior incidência. Os números envolvem serviços de  manutenção como pintura, refrigeração e reparação elétrica, por exemplo. 
 
Os dados da Secretaria de Engenharia (SENG) demonstram que, apesar de iniciar o ano com a previsão de 22 obras, foram executadas 33 e outras 18 estão em andamento, além de 3 em período de reajuste. A secretária de engenharia da Defensoria, Luciene Torres, destaca que o número de atuações tende a extrapolar o planejado, tanto pelo surgimento de urgência quanto pelo surgimento de oportunidades. 
 
- Há um plano diretor que norteia as atuações da engenharia, mas surgem oportunidades de imóveis para novas sedes e outras atuações que se mostram de urgência, como por exemplo as que realizamos nas casas de custódia.O plano diretor prevê a atuação mínima, mas não impede que, havendo material e disponibilidade da equipe, possa ser ampliada - pontuou a Secretária de Engenharia Luciene Torres
 
O ano de 2022 já tem previsão para, ao menos, 15 novas obras, 14 vistorias além da abertura de novas sedes e da busca por imóveis que também serão transformados em pólos de atuação da instituição.  A Defensoria também pretende concluir as vistorias em todas as suas sedes até julho, seguindo o plano de acessibilidade, para garantir o padrão de adequação necessário em suas unidades. 
 
- O plano diretor prevê a atuação mínima, mas não impede que, havendo material e disponibilidade da equipe, possa ser ampliado . O ponto positivo disso é poder ter o maior número de sedes bem adaptadas para a prestação do serviço público. Não tem como afirmar que para o próximo ano aconteça um aumento novamente, mas pode ser que, no decorrer do ano, surjam oportunidades e estaremos prontos para o ajuste - concluiu Luciene.



VOLTAR