O defensor público-geral Rodrigo Pacheco e o procurador-geral de Justiça Luciano Mattos assinam o convênio

 

Em mais uma medida em prol da sustentabilidade ambiental, a Defensoria Público do Rio assinou convênio, na manhã desta quarta-feira (15), no Ministério Público do Rio, de coleta seletiva de resíduos recicláveis entre as duas instituições. 

A implementação do projeto, que terá inicio no dia 10 de janeiro, visa a coleta e destinação de materiais recicláveis gerados pela sede administrativa da DPRJ e pelo complexo sede do MPRJ, proporcionando a correta destinação desses materiais e a inclusão social dos catadores através das cooperativas em que atuam.

— Como os dois órgãos são bem próximos, a coleta seletiva conjunta vai funcionar super bem. Quando a cooperativa vier coletar os resíduos do MP, eles também irão coletar os nossos. Isso vai aumentar a quantidade de material recolhido e eles vão conseguir transportar tudo de uma vez só, diminuindo os custos operacionais e a emissão de CO2 —  explica a coordenadora de sustentabilidade da DPRJ, Camila Valls. 

Para se ter uma ideia do impacto desse tipo de ação, o projeto de coleta de papéis para fins de reciclagem do MPRJ processou mais de 27 toneladas de papel eliminado nos dois primeiros anos de implementação. Estima-se que esse volume reciclado representa uma economia de 2.2 milhões de litros de água se comparado ao que seria utilizado na fabricação da mesma quantidade de papel tradicional. Entre 400 e 800 árvores foram poupadas.

Na Defensoria, serão instaladas em casa sala coletores especiais devidamente identificados com cartazes orientando como o descarte deverá ser realizado de forma a evitar a contaminação do material reciclável. Além disso, serão disponibilizados coletores para descarte exclusivo de papéis. 

Para o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, a gestão do MP sempre foi uma referência e que a Defensoria está aprendendo muito com a gestão ambiental do órgão.

— Nós somos instituições irmãs, a Defensoria nasce do MP e ao longo dos anos nós viemos construindo essa relação muito bacana. Nós viemos aqui hoje aprender com eles e celebrar o nosso primeiro acordo para a coleta de resíduos em conjunto — disse Pacheco.

— É uma parceria extremamente relevante para a questão ambiental, vamos somar esforços para que com o custo reduzido, possamos melhorar a qualidade dessa coleta! — completa o procurador-geral da justiça, Luciano Mattos.

Assinou também o convênio a chefe de gabinete da Defensoria, Carolina Anastácio; a secretaria de engenharia, Luciene Torres; o diretor de engenharia Maurício Noya; bem como o subprocurador-geral de justiça de administração, Eduardo Neto; a chefe de gabinete do MPRJ, Gláucia Santana; e o secretário-geral de planejamento institucional, Marcus leal.



VOLTAR