A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) apresentará, na próxima quarta-feira (15), um webinar sobre a conclusão da 1° fase do projeto de implementação de uma ferramenta de inteligência artificial para leitura das intimações pelo Sistema Verde. O evento acontecerá a partir das 14h e será transmitido pelo canal da Defensoria no Youtube.
 
A abertura do evento contará com a participação do defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, e da 2ª subdefensora pública-geral, Paloma Lamego. Em seguida, os representantes da Coordenação de Projetos, Pesquisa e Estudos Tecnológicos da UFRJ (COPPETEC), Eduardo Mangeli e Geraldo Xexéo, apresentarão o Painel Teórico sobre o projeto.
 
Serão apresentados também, durante o webinar, o processo de treinamento da inteligência artificial e suas fronteiras de expansão, além da exibição de vídeos do projeto e de relatos da etapa de treinamento da IA, com a Analista Processual da Defensoria, Nathalia Brigida, e de defensoras e defensores que experimentaram a ferramenta.
 
A 1° fase do projeto durou cerca de um ano e meio e foi baseada em reuniões realizadas com um grupo de defensores para definição de quais rótulos as etiquetas deveriam ter no sistema.  Depois disso, servidores da Defensoria receberam uma massa de intimações e rotularam com etiquetas pré-definidas. Esse conjunto de dados permitiu iniciar o treinamento da inteligência artificial, que foi aprimorada com novas regras a partir do retorno dado pelos defensores que passaram a experimentar a ferramenta em suas caixas de intimação.
 
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marlon Barcellos, pontua que “a ferramenta poderá realizar uma triagem na caixa de intimações, agrupando cada uma delas por tema. Ao passar o mouse na rotulagem, poderá perceber qual foi o trecho da intimação que foi considerado pela inteligência artificial sem que seja necessário abrir a intimação e, com isso, iniciar a contagem do prazo”.
 
O Comitê de Governança de Tecnologia da Informação previu no Plano de Investimentos 2020/2021 a implementação de uma ferramenta de inteligência artificial para leitura das intimações pelo Sistema Verde e sua classificação em rótulos que pudessem definir seu tema. A ideia é melhorar a administração de conjuntos de intimações por parte das equipes dos órgãos de atuação da Defensoria.



VOLTAR