A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, representada pelo 2º Subdefensor, Fábio Brasil, e pelo coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Henrique Guelber, participou do Seminário Brasil – União Europeia para Promoção e Proteção dos Direitos da População em Situação de Rua, realizado nos dias 2 e 3, em Brasília. 
 
O coordenador do Nudedh fez uma explanação sobre o estudo realizado pela Defensoria e que traça o perfil da população de rua vivendo em abrigos dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.  
 
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, fez a apresentação do evento e o definiu como um encontro sobre a dignidade humana, além de destacar os avanços brasileiros nas últimas décadas, quando mais de 36 milhões de pessoas superaram a pobreza extrema. 
A embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, afirmou que é fundamental buscar soluções em conjunto para promover ações. Segundo ela, na Europa existem, pelo menos, quatro milhões de pessoas em situação de rua. 
 


VOLTAR