Na quinta-feira, 24, a Administração Superior recebeu a visita do vice-cônsul dos Estados Unidos, John Callan, interessado em conhecer o trabalho da Instituição, em especial a atuação dos defensores públicos na prevenção e observação das manifestações dos últimos meses, bem como a assistência jurídica prestada em eventuais processos decorrentes dos protestos. 
 
O Defensor Geral, Nilson Bruno Filho, explicou como é feito o acompanhamento das manifestações pelos Defensores voluntários, e pelos Núcleos de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) e do Sistema Penitenciário (Nuspen), além de esclarecer como atuam os membros da Instituição nos plantões noturnos para onde eventualmente podem ser encaminhadas pessoas detidas.
 
O vice-cônsul e o assessor do consulado, Lúcio Gil, também se inteiraram sobre as leis aplicáveis nesses casos, com ênfase nas atribuições da Defensoria. “O papel da Defensoria é garantir a manifestação ordeira. A Defensoria age de forma discreta, sem defender bandeiras, com serenidade, sem paixão”, resumiu Nilson Bruno Filho. 
 
Foram temas do encontro ainda as parcerias da Instituição com órgãos de segurança, os cursos de Gerenciamento e Controle de Crise e de Tiro oferecidos pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) a defensores públicos e a atuação da Instituição na ocupação de comunidades para instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). 
 
A 1ª Subdefensora Geral, Maria Luiza de Luna, destacou que os coordenadores dos núcleos especializados podem realizar palestras para aprofundamento de assuntos relevantes. O vice-cônsul manifestou interesse em manter contato e foi presenteado com vídeos sobre eventos recentes realizados pela Defensoria e também com os jornais, inclusive a última edição, dos meses de setembro e outubro.
 
Durante o encontro, do qual participou também a chefe de gabinete, Daniele Nogueira, os representantes do consulado norte-americano conheceram os coletes usados por defensores públicos e servidores nas manifestações ou em idas a comunidades. 
 
Os visitantes também se informaram sobre o funcionamento da Defensoria no dia a dia, inclusive sobre o atendimento da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) 129, 24 horas, e o trabalho de defensores públicos em grandes eventos. 
 


VOLTAR