Foi inaugurado nesta quinta-feira (2) o retrato em homenagem ao ex-defensor público-geral, André Castro, que exerceu a função de 2015 a 2018. "Agradeço muito a generosidade de todos vocês. Minha trajetória na Defensoria me alegra muito. Ter a oportunidade de se envolver positivamente, de acreditar no que você está fazendo, é uma coisa muito importante. Não é fácil, mas você extrai uma satisfação profissional e pessoal muito grande de poder acreditar que você está contribuindo para transformar o mundo num lugar melhor", disse, em suas palavras de agradecimento durante a solenidade.

Representantes da Adperj, membros e ex-membros da Administração, entre outros defensores e defensoras da Defensoria estiveram presentes para prestigiar a cerimônia que contou com depoimentos homenageando a trajetória marcante de André. Foi uma gestão que atravessou grandes crises econômicas do Estado, mas que conseguiu ultrapassar o período conturbado com grandes realizações: a criação da Ouvidoria Externa, do Diário Oficial da Defensoria, do projeto de residentes jurídicos, o pagamento do duodécimo, além de ter criado as bases para que, este ano, fosse possível aprovar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores. Foi responsável ainda por articulações políticas importantes, atuação conjunta com a comissão interamericana de direitos humanos, projetos de educação em direitos, entre outros feitos históricos. 

– Meus quase 20 anos aqui na Defensoria passam pela sua trajetória, um grande ídolo para mim. Em qualquer estado que você vá, sem nenhum exagero, André Castro é uma referência de Defensoria. Não adianta se burocratizar enquanto mais uma instituição do sistema de justiça. A gente veio pra fazer a diferença e você especialmente conduziu esse grupo para a gente fazer diferente. Você mudou radicalmente não só sua estrutura de gestão administrativa, mas principalmente a posição da Defensoria enquanto protagonista na defesa dos direitos humanos – destacou o atual defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.

André Castro brincou que o mais adequado seria uma foto de todas e todos, ressaltando a importância do trabalho em equipe:

– Muito mais adequado seria colocar uma foto da equipe inteira, por tanta competência, dedicação e uma grande capacidade de trabalhar em grupo. A nossa força vem do trabalho que a Defensoria Pública desempenha, de cada vez que os assistidos pr    ecisam da Defensoria e ela dá um passo à frente e diz “eu estou aqui”, mesmo com as suas limitações. Mas a gente está lá e vai tentar resolver sempre, de alguma forma, os problemas que aparecem e, assim, cumprir nossa missão institucional – destacou o homenageado. 

Também estiveram presentes os ex-defensores públicos gerais José Raimundo e André Luiz de Felice Souza.



VOLTAR