Filha de Valcir, Mara Viviane Gonçalves, filha do servidor homenageado.

 

Foi concluída ontem (29) a primeira fase de revitalização e obras das sedes operacionais de Jacarepaguá, centralizando o atendimento na Rua Professora Francisca Piragibe, 80, atrás do Fórum. O local recebeu o nome de Valcir Ignácio Gonçalves, servidor da Defensoria por quase 20 anos, que faleceu em junho deste ano, vítima de complicações da Covid-19. A cerimônia de inauguração, nesta segunda-feira, aconteceu num clima de muita emoção.

A filha de Valcir, Mara Viviane Gonçalves, filha do servidor homenageado, falou emocionada sobre o pai:

- Ele lutava pelos assistidos sempre de forma carinhosa. Até o fim da vida queria continuar a aprender, servir e contribuir para garantir direitos e deveres. Ele combateu o bom combate, cumpriu sua missão. Muito obrigada por transformarem esse homem simples, humano e comum em inesquecível nesse lugar que ele tanto dedicou e amou. Ratifica a grandeza dessa instituição - disse Mara.

A nova sede operacional é composta por dois pavimentos: o primeiro conta com uma área construída de 318,07m2 com sala de espera ampla para 90 pessoas sentadas, recepção, sanitários adaptados, copa e sete postos de atendimento. No segundo pavimento estão os gabinetes e salas para as equipes de apoio, conforme aprovação dos defensores locais, distribuídos no espaço de 242,72 m2. O espaço, antes utilizado para acomodar todos os órgãos da regional, agora será de uso exclusivo às 1a, 2a, 3a e 4a varas de família e juizado de violência doméstica, já que as defensorias das varas cíveis e criminais estão em espaço próprio.
 
A próxima etapa do projeto de revitalização do espaço é a cobertura do prédio, tratamento da fachada e construção de escadas externas, projeto que está passando por licitação, assim como a construção de galpão anexo, onde será erguida a sede dos núcleos de primeiro atendimento.

- Hoje é um dia de muitas emoções. Me emociona muito ouvir os relatos de homenagem ao senhor Valcir. Com certeza faz parte da história da Defensoria e não podíamos deixar de materializar isso através do nome dessa sede. Essa entrega de Jacarepaguá, tão aguardada, foi um dos compromissos que eu firmei no início do mandato e fizemos de tudo para que se tornasse realidade, pois era, de fato, algo urgente - destacou o defensor público-geral.

Também estavam presentes a secretária de engenharia, Luciene Torres; o diretor de infraestrutura e engenharia,  Maurício Noya; o coordenador de arquitetura, Philipe Chagas; a defensora pública aposentada Patrícia Savedro; a defensora pública titular mais antiga de Jacarepaguá, Cristiane Xavier; os secretários de Gestão Pessoal e Tecnologia da Informação e Comunicação, Leandro Moretti e Marlon Barcellos, respectivamente; a coordenadora das regionais, Vanessa Gayo.

Veja as fotos do evento!

Texto e foto: Jaqueline Banai



VOLTAR