O Conselho Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) reelegeu Guilherme Pimentel para o cargo de Ouvidor Geral da Ouvidoria Externa da instituição. A escolha aconteceu em reunião virtual realizada na manhã desta segunda-feira (22). A posse  do ouvidor reeleito está marcada para o dia 20 de dezembro.
 
Guilherme recebeu sete dos nove votos do Conselho enquanto Denise Fernanda, que também concorria ao cargo, recebeu outros dois votos. Com a reeleição, Guilherme Pimentel seguirá no cargo pelo biênio que se encerra em 2023. 
 
O processo eleitoral se iniciou no dia 27 de outubro com a realização de audiência realizada com entidades da sociedade civil que possuíam representantes em Conselhos Estaduais de Direitos do Rio de Janeiro, o que garantia direito a voto. Os votantes formaram a lista tríplice que foi encaminhada ao Conselho Superior com os candidatos mais votados. Guilherme Pimentel e Denise Fernanda ainda participaram de debate no último dia 8 para expor suas ideias. 
 
Após a reeleição Guilherme Pimentel agradeceu a confiança do Conselho e prometeu dar sequência ao trabalho de aproximação e diálogo entre a Ouvidoria, a Sociedade Civil e a Defensoria.

- A palavra central na Ouvidoria é “acesso”. Essa palavra também é central para a Defensoria, que é um órgão de acesso à justiça. Para nós, é central pelo acesso aos direitos. Por isso, precisamos trabalhar com muito diálogo com todos aqueles que constroem essa instituição - disse Guilherme.

O defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, reconheceu o trabalho da Ouvidoria nos últimos anos e a transformação realizada na gestão de Guilherme.

- Nos últimos dois anos, a Ouvidoria teve uma atuação que foi além da agenda da Segurança Pública, conseguindo expandir o trabalho para outros campos que também vão além da capital. Eu tenho certeza de que ele fará um mandato também brilhante nos próximos anos - destacou o Pacheco.



VOLTAR