A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), em parceria com o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), realizará um curso de formação para policiais militares que tenham interesse em atuar (ou já atuam) na segurança das sedes da DPRJ. O evento, promovido pelo Cejur e a Fesudeperj, vai acontecer no dia 10 de novembro de 10h às 12h30 e de 14h às 17h, com transmissão pelo YouTube da Defensoria. Quem se inscreveu para assistir em outro momento terá a capacitação disponibilizada na plataforma da Fesudeperj.

A abertura contará com a participação do defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; do coordenador do CPROEIS e Coronel da PM, Marco Antônio Andrade Santos; e do coordenador Institucional de Segurança e Major da PM, Raphael Batista Carvalho.
 
A partir das 10h20 terá início o diálogo sobre expectativas e limites de atuação, com a 2ª Sargento PM Roberta dos Santos Libório e o Cabo Elter Grauber Barboza Matias. Às 11h10 o tema será as rotinas de atendimento nos diferentes órgãos da Defensoria, com o defensor público do Núcleo de Primeiro Atendimento de Angra dos Reis, André Bernardes, e a defensora pública da 2ª DP de Saquarema, Júlia Manier. A primeira parte da capacitação terminará com um debate mediado pela chefe de gabinete da Defensoria, Carolina Anastácio. 
 
Após o almoço, às 14h, o psicólogo e defensor público da 2ª Vara de Família de Santa Cruz, Daniel França Barbosa, falará sobre Inteligência emocional. Às 14h45 a pauta será a transformação de conflitos na perspectiva da comunicação não violenta, com a subcoordenadora de Mediação e Práticas Extrajudiciais, Julia Luz. 
 
A última palestra será sobre atendimento e vulnerabilidades, que falará sobre mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e questão racial. Participarão o coordenador do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped), Pedro Gonzalez e as coordenadoras de Promoção da Equidade Racial (Coopera), da Defesa dos Direitos da Mulher (Comulher) e do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis) Daniele da Silva de Magalhães, Flávia Brasil Barbosa do Nascimento e Mirela Assad Gomes, respectivamente. A capacitação terminará com um debate mediado pela diretora de capacitação do Cejur, Adriana Britto. 
 
As sedes da Defensoria contam com cerca de 70 policiais capacitados que fazem a segurança dos órgãos. Acompanhe aqui



VOLTAR