A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizará, nos dias 8 e 9 de novembro, o evento “Branquitude: do privilégio ao compromisso antirracista”. Dividido em palestra e oficina, as atividades serão realizadas pela Coordenação de Promoção da Equidade Racial (COOPERA) em parceria com o projeto Encruzilhadas, da Escola de Serviço Social da UFRJ e fazem parte da programação especial da instituição focada no Novembro Negro.
 
No dia 8, às 19h, haverá a palestra da escritora do livro "Continuo Preta: a vida de Sueli Carneiro", doutora em ciência da informação e Diretora Executiva da Casa Sueli Carneiro, Bianca Santana sobre ações antirracistas e o papel da branquitude na luta pela equidade racial. O evento contará também com a participação da Coordenadora do Coopera, Daniele Silva; da professora da UFRJ e co-coordenadora do projeto Encruzilhadas, Rachel Gouveia; e da defensora pública e co-coordenadora do projeto Encruzilhadas, Patricia Magno. O debate será transmitido pelo canal da defensoria no YouTube. 
 
Já no dia 9, às 9h, será realizada uma oficina com as facilitadoras Roberta Gondim e Diva Moreira, sobre a mesma temática, focada no público interno da instituição. 
 
O intuito do projeto é dialogar sobre o antirracismo, aprofundando por meio de estudos, pesquisas e ações de extensão o debate e a produção de conhecimento acerca das expressões do racismo, seus impactos na saúde mental da população negra e suas lutas.  A iniciativa  foi produzida por graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estagiários da Defensoria Pública com apoio da Escola de Serviço Social da UFRJ, do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) e da Fundação Escola Superior da DPRJ (FESUDPERJ). 
 

O evento é parte da programação especial da Defensoria focada no Novembro Negro, com atividades para o público interno e externo da instituição. A intenção é aproveitar o mês da consciência negra para abrir espaço ao diálogo antirracista e reforçar o papel da instituição na luta pela diminuição das desigualdades raciais.

 

O evento está disponível aqui:

Texto: Igor Santana



VOLTAR