A Defensoria Pública do Rio de Janeiro será a anfitriã do Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência de 2021. O evento deste ano terá a temática “Políticas Públicas e Mobilidade Urbana” e contará com a participação de palestrantes de diversos órgãos públicos e organizações focadas no direito das pessoas com deficiência. O encontro será realizado no dia 9, às 14h, em parceria com o Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE-RJ) e terá transmissão pelo canal da DPRJ no YouTube. 
 
O objetivo do fórum é contribuir para o debate sobre a necessidade de políticas públicas de acessibilidade e mobilidade urbana como garantia da inclusão social das pessoas com deficiência. A ideia é levantar pautas relevantes na luta pela igualdade e por políticas públicas verdadeiramente inclusivas. 
 
A Mesa de abertura contará com a participação do Coordenador do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (NUPED) da Defensoria Pública/RJ, Pedro González; do Presidente da  Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OAB/RJ, Caio Sousa; da Promotora de Justiça do Ministério Público (MPRJ), Luciana Direito; e da assistente social da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB) e presidente do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE-RJ), Roberta Sales. 
 
O evento contará também com três palestras com as temáticas “O que é e como capacitismo impacta no cotidiano da PCD”, ministrada pela Assistente Social e membro do Coletivo de Mulheres com Deficiência Helen Keller, Daiane Mantoanelli; “Acessibilidade e tecnologias assistivas”, ministrada pela Coordenadora do Programa Rompendo Barreiras da Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis da UERJ, Valéria de Oliveira; e “Mobilidade Urbana - Um direito inegociável”, ministrada pelo vice-presidente e coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade da CEPDE-RJ, Ricardo Prates.

 

Texto: Igor Santana



VOLTAR