O projeto “Fanzines'', promovido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) de Macaé, foi o grande vencedor da categoria Mídia Digital do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O trabalho foi produzido no Curso Defensores da Paz realizado em 2019 no município e ganhou as redes sociais e o site da instituição em 2020. 
 
O curso de formação de Defensores da Paz tem o objetivo de promover a educação em direitos junto à população local. Em 2019, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé e IFF, o projeto chegou até o município com aulas sobre direito à moradia, saúde, humanos e previdenciário. As aulas fomentaram a criação dos Fanzines, cartilhas criadas pelos próprios alunos para educar em direito de maneira didática e com linguagem acessível. O material foi produzido pela artista e design Karollyne Castro e publicado em outubro de 2020.
 
- Eu fui chamada pela Defensoria para fazer o fanzine de cada aula. São 14 e cada um diz respeito a uma aula e um assunto específico. Foi muito legal ver tanta gente diferente, de todas as idades, de várias áreas e até de outras cidades participando. Com certeza foi uma ferramenta poderosa para ampliar a voz da democracia e do acesso à informação que as pessoas precisam ter para mudar a sua realidade - pontuou a designer Karollyne Castro.
 
Esta foi a 19ª edição da premiação que reconhece os trabalhos desenvolvidos pelos assessores e assessoras de comunicação do Sistema de Justiça de todo o Brasil. O evento é organizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e acontece anualmente. Em 2020 a Defensoria também levou o prêmio, na categoria “Mídia Radiofônica", com o podcast Acesso à Justiça.
 
 
O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos do sistema de Justiça brasileiro. Este ano, ao todo, 209 projetos concorrem em 13 categorias. Além de vencer a categoria Mídia Digital, a Defensoria também alcançou o segundo lugar na categoria Comunicação Interna, com o “Plano de Retomada das Atividades Presenciais na Pandemia”. 
 
O link com todos os fanzines está disponível aqui

 

Texto: Igor Santana



VOLTAR