A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizará, na próxima segunda-feira (25), a eleição para formação da lista com os nomes indicados pela sociedade civil para ocupar o cargo de ouvidor ou ouvidora externa da instituição. O mandato é de dois anos, renovável por igual período. 
 
As inscrições para concorrer ao posto terminou no último dia 6 de outubro. Duas candidaturas foram homologadas pelo Conselho Superior da DPRJ, responsável pela supervisão da eleição dos indicados e pela escolha do próximo ocupante do cargo. Concorrem à eleição Denise Silveira e Guilherme Pimentel, atual ouvidor geral da Defensoria Pública. 

Todas as entidades da sociedade civil que possuem representantes em Conselhos Estaduais de Direitos do Rio de Janeiro puderam indicar um nome para exercer o direito ao voto. Eles podem votar em até três candidatos, nos casos em que há um número maior de pessoas concorrendo. 

Segundo Raphaela Jahara, defensora e integrante do Conselho Superior, responsável por acompanhar a eleição para a Ouvidoria, nesta edição, constatou-se aumento no número de entidades interessadas em participar do processo de escolha do novo ouvidor ou ouvidora. 

Na avaliação dela, isso “demonstra a proximidade com a sociedade civil e a importância da Defensoria Pública nesta seara".
 
Após a eleição da lista tríplice, os candidatos participarão de um Debate Público no dia 8 de novembro. O novo ouvidor ou ouvidora será escolhido pelo Conselho Superior dentre os candidatos indicados na eleição no próximo dia 22 de novembro. Ambos os eventos acontecerão de forma híbrida, pela plataforma Zoom e presencialmente. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Defensoria no YouTube. A posse está marcada para o dia 20 de dezembro.  
 
A votação para formação da lista acontecerá de forma presencial, no auditório do 2º andar da sede administrativa da DPRJ, localizada na Avenida Marechal Câmara 314, no Centro, das 10h às 17h.

 

Texto: Igor Santana



VOLTAR