A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizará uma solenidade nesta quinta-feira (7) para a entrega oficial de duas vans que farão parte do projeto “Vans de Direitos”. Os veículos foram adquiridos graças a emendas parlamentares obtidas pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Rio (Adperj). Foi feito um acordo de cooperação técnica entre a DPRJ e o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para viabilizar o projeto, que busca fortalecer o atendimento à população mais vulnerável.
 
A solenidade acontecerá às 16h no gabinete do defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, e contará com a presença do deputado federal Alessandro Molon, responsável por apoiar na conquista das vans e do secretário nacional adjunto de Proteção Global, Eduardo Miranda Freire de Melo.
 
As novas unidades móveis serão utilizadas em atendimentos itinerantes, garantindo maior acesso à justiça e aos serviços da Defensoria Pública, principalmente para a população mais vulnerável espalhada pela capital fluminense. Os veículos ficarão sob o cuidado da Coordenadoria de Transporte da instituição e aguardarão a homologação do contrato de seguro para iniciarem os atendimentos nas ruas.

- É muito gratificante ver os frutos do trabalho que desenvolvemos na Câmara dos Deputados e na Alerj anualmente para captação de emendas ao orçamento da nossa instituição e que contribui para a qualidade da prestação dos serviços por defensoras e defensores públicos - disse a presidenta da Adperj, Andrea Sena.

Para o Secretário Nacional Adjunto de Proteção Global do MMFDH, Eduardo Melo, que participará da cerimônia de entrega, as duas Vans dos Direitos representam colocar o acesso à Justiça na pauta permanente.

- Essa parceria com a Defensoria Pública, entrega, consolida e expressa o serviço ao bem comum, às pessoas que mais necessitam de conhecer e acessar  direitos. E isto é fazer política pública - afirma. 



VOLTAR