“O chão das nossas escolas precisam desse acompanhamento, desse carinho e precisam que a gente veja os talentos que nossas escolas produzem, os trabalhos dos nossos profissionais da educação que estão lá, procurando fazer um ensino de qualidade, promovendo educação e aprendizagem. É muito interessante que possamos estar juntos". O importante destaque da subsecretária de Ensino, Joilza Abreu Rangel, marcou a abertura da edição virtual do projeto “Defensoria Pública cumprindo seu papel na Educação”. Com palestras para cerca de 150 professores do interior, o evento reforçou a importância da participação da DPRJ no mundo escolar.
 
A mesa de abertura foi composta pela 2ª subdefensora pública-geral Paloma Lamego; a coordenadora de programas institucionais, Carolina Anastácio; e a diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos, Adriana Brito. Pela Secretaria Estadual de Educação falaram a superintendente pedagógica Elizangela Nascimento de Lima Silva; o assessor do secretário estadual de Educação, Júlio Cesar da Silva; a superintendente de Avaliação e Acompanhamento Escolar, Rachel da Silva Mesquita Mendes; a superintendente de Gestão das Regionais Pedagógicas Dagmar da Silva Crespo, além da subsecretária de Ensino, Joilza Abreu Rangel.
 
- É significativo o esforço das equipes de educação. A pandemia atingiu muito fortemente o ambiente escolar e é emocionante ver o trabalho da Secretaria de Educação e seu esforço para evitar a evasão e trazer novamente os alunos. Pra mim tem uma grande relevância também vocês darem tempo para esse projeto da Defensoria Pública. É muito significativo porque demonstra a importância que vocês dão para a educação e o esforço dessas equipes para isso - pontuou a 2ª subdefensora pública-geral, Paloma Lamego.
 
O projeto, que tem como objetivo a promoção do diálogo com os profissionais de educação, ampliação das discussões sobre direitos humanos e a transformação de conflitos no ambiente escolar, teve como tema neste ano a "Transformação de conflitos e Estatuto das Crianças e Adolescentes". Depois da abertura, diretoras(es) e coordenadoras(es) pedagógicas(os) das escolas públicas estaduais das regiões Norte e Noroeste fluminenses assistiram a palestras das coordenadoras de mediação e práticas extrajudiciais Christiane Serra e Júlia Luz, e do coordenador de Infância e Juventude,  Rodrigo Azambuja, via Zoom. 
 
O retorno do projeto “Defensoria Pública cumprindo seu papel na Educação” foi emocionante para as defensoras que atuam diretamente no projeto. Além da 2ª subdefensora pública-geral, Paloma Lamego, a coordenadora de programas institucionais, Carolina Anastácio, que apresentou a abertura, também demonstrou alegria pelo retorno da iniciativa, mesmo que de forma virtual.
 
- Nós enxergamos esse projeto como uma grande oportunidade de troca entre a Defensoria e a escola. Apesar de ser um dever institucional nosso atuar extrajudicialmente na educação em direito, nós entendemos que é muito importante falar disso com educadores e reconhecemos que o professor, diretor ou orientador tem um olhar privilegiado para o aluno, a família e a sociedade. Isso faz com que esse elo entre a Defensoria e a Escola seja realmente muito importante, o que deve se mantido - destacou a coordenadora de programas institucionais, Carolina Anastácio.

Veja aqui como foi a abertura do evento



VOLTAR