A melhoria do serviço de ônibus na cidade do Rio de Janeiro foi o tema de um seminário realizado nesta segunda-feira, 9, na sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. No evento, estudantes de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenados pelo professor Ricardo Morishita, apresentaram sugestões para tornar o transporte coletivo mais eficiente, garantindo mais qualidade aos passageiros.

Os alunos analisaram o sistema de ônibus de cidades como Barcelona, Londres e Cingapura para propor soluções para a capital fluminense. Entre as principais, está a alteração do artigo 257 do Código de Trânsito Brasileiro, com a inclusão da responsabilidade das empresas de ônibus e previsão de multa quando os motoristas cometerem infrações, como falar ao telefone enquanto dirigem, exceder o limite de velocidade ou se o ônibus apresentar superlotação.

Também foram propostas a instalação de painéis de informação a partir da utilização do monitoramento da frota por GPS e a construção de bicicletários na estação das Barcas.

– Quando sentamos à mesa, apresentamos as principais reclamações e evitamos a cultura do litígio, quem se beneficia é o consumidor. O diagnóstico é importante para instruirmos as políticas públicas – afirmou a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor, defensora pública Larissa Davidovich.

O Seminário “Problemas, Análises e Reflexões sobre o serviço de ônibus na Cidade do Rio de Janeiro” foi realizado pela FGV, em parceria com a Defensoria Pública e o jornal O Globo.

Participaram do evento a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria, Larissa Davidovich, o secretário municipal de Transporte do Rio, Carlos Roberto Osório, a secretária de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, Christiane Freire, e a editora da Coluna Defesa do Consumidor do Globo, Luciana Casemiro. Também estiveram presentes representantes do Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro e do Metrô Rio.


VOLTAR