“Nós temos certeza do merecimento e de todo o trabalho excelente que é prestado em Resende, uma cidade muito promissora e que merece e precisa dessa nova sede”. A frase da secretária de Engenharia da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), Luciene Torres, marcou o evento de assinatura do contrato para a construção da nova sede da instituição em Resende. A unidade, que deve ser entregue em setembro de 2022, representa uma vitória após anos de luta para a ampliação do espaço do órgão no município.

O novo prédio da DPRJ será situado no bairro Vila Julieta e contará com 620 metros quadrados de área construída, espaço quase quatro vezes maior que a sede atual, localizada em Jardim Jalisco. A construção será no modelo built to suit (adequada à demanda) e ficará a cargo da BPWL, mesma empresa responsável pela sede que está sendo construída em Petrópolis. 

- Nós sempre trabalhamos com empreendimentos próprios e essa questão de construir para terceiros, para a gente, é um desafio. Eu acho que temos um longo caminho pela frente nessa parceria e estamos muito satisfeitos que a assinatura deste contrato para começar em outubro -  pontuou o sócio da BPWL, Joaquim Aires Pinto Junior.

Além de Joaquim Aires Junior e Luciene Torres, também estiveram presentes o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; o 1º subdefensor geral, Marcelo Leão; a coordenadora da Baixada e do Interior, Raquel Ramos; e o coordenador da Região 4, Felipe Bruno Cambraia. 
 
- Para assinarmos esse contrato, além da busca pelo imóvel e do diálogo com os colegas, foi fundamental a transformação da gestão da Defensoria Pública. Esse é um patamar que só chegamos a partir da efetivação da nossa autonomia. Se hoje conseguimos realizar 21 obras  simultâneas em nossas sedes e tantas outras conquistas é graças à coragem de transformar a DPRJ em uma instituição efetivamente autônoma e que traz para si a responsabilidade de planejar o seu futuro a curto, médio e longo prazos - ressaltou Pacheco.

Também compareceram à solenidade a coordenadora geral de Programas Institucionais, Carolina Anastácio; a assessora para Assuntos Institucionais, Marina Lowenkron; a secretária de Logística, Viviane Aló; o secretário de tecnologia da informação e comunicação, Marlos Barcellos; a secretária de Finanças e Orçamento, Júlia Figueiredo; defensoras e defensores Paula Colobiano, Beatrice Rocha, José Carlos Lima e Paulo Rodolfo Kraft, em atuação no município.

A comarca de Resende é uma das maiores da região do Sul Fluminense e do Médio Paraíba. Somente em 2021, de janeiro a agosto, cerca de 4.500 casos processuais e não processuais foram abertos nos órgãos da Defensoria na cidade. No atendimento remoto, a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) registrou, neste mesmo período, 1.267 agendamentos e encaminhamentos por telefone ou app para o município. 
 
- Essa é uma das maiores comarcas da região e não tinha espaço suficiente para a equipe, quem dirá para atender o volume de assistidos da forma que eles merecem. A cerimônia de hoje não marca só uma parceria, mas mostra também o empenho de quem trabalha na Defensoria em melhorar a estrutura do órgão. Não somente por meio de novas sedes, mas principalmente por  meio da manutenção das já existentes - ressaltou a Coordenadora da Baixada e do Interior, Raquel Ramos.

Texto: Igor Santana

Veja as fotos no nosso Flickr!



VOLTAR