“Existe uma crença de que a segurança pública, em tese, estaria de um lado oposto ao nosso, e, muitas vezes, pode parecer que está, mas isso não é verdade. Nós servimos ao mesmo público e temos o mesmo objetivo: atender a população.” Essas foram as palavras usadas pela coordenadora geral de programas institucionais da Defensoria Pública do Rio, Carolina Anastácio, durante a solenidade de encerramento da segunda turma do curso Diálogo Cidadão, realizada nesta quarta-feira (01) e transmitida no canal do Youtube da DPRJ. 

Ao todo, 40 dos 44 profissionais do corpo técnico das forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro inicialmente inscritos concluíram a formação no curso que busca capacitá-los em Direitos Humanos. Para a diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), Adriana Britto, a conclusão dessa etapa é uma conquista não só para a Defensoria como para toda a população do Estado.

- É um momento de a gente ver como esse diálogo entre as instituições é possível e de como essa aproximação tem muito a acrescentar para a democracia e para a população. Sairão daqui 40 pessoas que a gente sabe que vão poder estar atendendo ao público, tendo noções de Direitos Humanos e da riqueza de atuação da Defensoria.

Os alunos Carlos Henrique Félix, auxiliar de Serviço Social da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) e Maria Cecília Rodrigues, técnica em Enfermagem na Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) agradeceram a oportunidade de participar da formação. De acordo com Carlos, o curso chegou em boa hora e deve se estender ainda mais. 

- Esse curso foi de grande importância para cada policial porque cada tema abordado serviu para corroborar o nosso crescimento pessoal e profissional. Essas aulas vieram na hora exata e seria muito bom se elas se estendessem a todas as unidades, a todos os batalhões da Polícia Militar. Esse é o meu desejo. Mas de início, fica esse aprendizado que tivemos, que podemos e vamos passar para outros colegas - afirmou Carlos. 

Para Maria Cecília, o curso foi uma novidade positiva, já que essa foi a primeira vez que participou de ação desse tipo promovida pelo Estado em quase 30 anos de serviço no setor público.

- Foi uma experiência gratificante poder conhecer um pouco mais esse universo da Defensoria Pública, ter tido acesso a conteúdos que inclusive me fizeram mudar pensamentos e vão me auxiliar no dia a dia. Eu costumo dizer que tudo o que a gente tem que fazer com o tempo é decidir o que fazer com ele e eu confesso que o meu tempo foi muito bem empregado.

Também em tom de agradecimento, a major Renata Tavares, diretora de Assistência Social do Corpo de Bombeiros, falou sobre a parceria com a Defensoria e reforçou a importância de ter o conhecimento aprimorado.

- Para a nossa equipe de trabalho tem sido muito importante, porque estamos tendo a oportunidade de lidar com alguns temas que não faziam parte da nossa rotina, que foram apresentados e agora estão engrandecendo a nossa prática profissional. Posso afirmar que nós estaremos presentes sempre que formos convidados - disse Renata.

Participaram da solenidade ainda o ouvidor geral da Defensoria Pública, Guilherme Pimentel; o inspetor da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), Alexandre Branco Sepulveda; e a major da Secretaria de Estado de Assistência à Vítima, Suzana de Lurdes.

Texto: Fernanda Vidon. 



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