Defensoria assina contrato da nova sede de Resende, quatro vezes maior que a atual

A Defensoria Pública do Rio terá uma nova sede em Resende, no Sul Fluminense. O contrato de locação será assinado pelo defensor público-geral Rodrigo Pacheco nesta quinta-feira (2). O novo espaço, no bairro Vila Julieta, passará por reformas para se adequar às necessidades da Defensoria. A previsão é de que seja inaugurado em setembro de 2022. Serão, aproximadamente, 620 metros quadrados de área construída em prédio linear. O local será quase quatro vezes maior do que a sede atual, de 160 metros quadrados. 

Somente em 2021 (janeiro a agosto), cerca de 4.500 casos processuais e não processuais foram abertos nos órgãos da Defensoria na cidade. A maior parte deles (1.095) foi aberta no Núcleo de Primeiro Atendimento. Em seguida, a DP junto à 1º Vara de Família de Resende (1.088) e a DP junto à 2º Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso (788) foram os que tiveram maior número de casos. No atendimento remoto, a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) registrou, este ano, 1.267 agendamentos e encaminhamentos pelo telefone e pelo app de moradores de Resende. 

A nova sede vai dar mais qualidade ao atendimento das pessoas que procuram atendimento jurídico gratuito na região, uma vez que haverá mais espaço e conforto para usuários, servidores e defensores.  Serão instaladas no local duas varas cíveis, duas de família, duas criminais e um núcleo de primeiro atendimento. Como área comum haverá recepção e sala de espera para 100 lugares, copa e sala de reunião, sanitários adaptados para equipe e público, depósito, além de vagas de estacionamento, cumprindo-se exigência do plano diretor municipal de verticalização das construções na cidade.

- Desde maio de 2019 a Defensoria vem empregando esforços na busca de um espaço adequado para instalação da sede operacional em Resende. Um local que pudesse não só abrigar todos os órgãos de atuação com suas equipes, mas que também pudesse garantir acessibilidade e proximidade ao Fórum. Em abril de 2021 surgiu a oportunidade de locação do imóvel, que será construído pelo locador no modelo built to suit (construção para se adequar), conforme solicitado pela Defensoria - disse a secretária de Engenharia, Luciene Torres.

A nova sede será na Rua Padre José Sandrup 235, lotes 123 e 124, bairro Vila Julieta, Resende.



VOLTAR