A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) encaminhou recomendação à prefeitura e à Secretaria de Saúde de Nova Friburgo para que o Município, diante da falta de D2 da Astrazeneca, utilize, em caráter excepcional, nos termos da Nota Técnica SubVaps/SES-RJ 42/2021, o estoque da primeira dose de vacinas contra Covid da Pfizer como segunda dose do imunizante da AstraZeneca. O documento foi encaminhado pelo Núcleo de Tutela Coletiva, que tem recebido reclamações em razão da falta da aplicação da segunda dose no intervalo máximo preconizado de 12 semanas.  
 
Segundo as reclamações encaminhadas ao 7º Núcleo de Tutela Coletiva, quem tomou a primeira dose de AstraZeneca está tendo dificuldade em encontrar a segunda dose na cidade. Por isso, diversos moradores estão com a segunda dose atrasada. A recomendação pede que o estoque recebido para a primeira dose de vacinação da Pfizer seja utilizado para completar esse ciclo vacinal, intercambiando as duas fabricantes, como recomenda o Ministério da Saúde em casos excepcionais como esse.
 
Assim como o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) também recomenda a intercambialidade, substituindo a segunda dose de AstraZeneca, na situação da falta ou em pessoas com contraindicações específicas devidamente comprovadas.  A SES recomenda que, nessas ocasiões, sejam utilizadas apenas as reservas de primeira dose da Pfizer, para evitar que haja falta da segunda dose também desse imunizante. 

- Nós sabemos da importância de se completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose. As pessoas esperaram ansiosamente pela data agendada em suas carteiras de vacinação e, ao chegarem  aos locais, só receberam a informação de que deveriam aguardar a remessa de mais imunizantes. Entretanto, já havia sido autorizado e recomendado pelo próprio Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual que, em hipóteses como essa, deveria ser realizada a intercambialidade com a aplicação do outro imunizante, no caso a Pfizer. A Defensoria espera que o Município de Friburgo atenda a recomendação e que não haja mais atrasos na aplicação da segunda dose - pontuou a defensora em atuação na comarca de Nova Friburgo, Larissa Davidovich.
 
O Município de Nova Friburgo também foi, recentemente, alvo de ação solicitando a ampliação do seu sistema de testagem. Até o último mês, apenas duas unidades de saúde na cidade realizavam o atendimento, e somente durante a semana.



VOLTAR