Defensor público-geral e presidente do Grupo Menezes Cortes assinam acordo da nova sede. Foto: Jaqueline Banai/Defensoria


Foi realizada nessa terça-feira (31) a solenidade de assinatura do contrato de uma nova sede da Defensoria Pública do Rio, onde ficarão órgãos ligados à Coordenadoria de Defesa Criminal (COCRIM). Com inauguração prevista para abril de 2022, o projeto irá revitalizar todo o 15º andar e parte do 13º andar do edifício Menezes Cortes, localizado na Rua São José 35, no Centro do Rio de Janeiro. 

A nova sede operacional será batizada com o nome da defensora Enedir Adalberto dos Santos, que morreu em agosto do ano passado, como forma de homenageá-la pela forte atuação na Defensoria Pública do Rio. Além de possibilitar a transferência de órgãos para o novo espaço, a mudança também prevê a reestruturação da locação já utilizada pela DPRJ no edifício e inclui ainda a criação de uma área de descompressão para os(as) integrantes da instituição. 

Responsável pelas tratativas que resultaram na assinatura do acordo, a secretária de Engenharia, Luciene Torres, destacou o modelo de composição da locação, caracterizado como “built to suit”, em que o locador customiza o imóvel para a ocupação de acordo com as necessidades da Defensoria. Segundo ela, o molde representa um ganho para a administração pública, uma vez que não demanda de investimentos imediatos. 

- Em meio à pandemia, às dificuldades que estamos atravessando, o Menezes Cortes passa a ser uma perspectiva de futuro muito boa não só para a instituição como para o cenário do Rio de Janeiro. A gente vai cumprir o nosso papel social e contribuir para esse resgate da economia da cidade através do terminal. É um projeto muito frutífero - ressaltou Luciene. 

No mesmo sentido, o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, ressaltou conquistas da DPRJ, que tem se tornado primordiais para o funcionamento da instituição e ficarão ainda mais evidentes após a inauguração da nova sede. Uma delas é a profissionalização da gestão orçamentária, que permite realizar melhorias na infraestrutura da instituição, que vão refletir no melhor atendimento aos(as) assistidos(as). A outra dialoga com a criação da Comissão de Gestão Ambiental (CGS), que tem pautado medidas e ações de sustentabilidade para as sedes. 

- Hoje estamos concretizando mais um sonho. E pretendemos continuar realizando entregas de sedes com qualidade, sustentabilidade e acessibilidade, que é o que uma Defensoria Pública moderna, profissional e eficiente demanda de nós - destacou Rodrigo.

Antes do fim da cerimônia, o presidente do grupo Menezes Cortes, Marcelo Romualdo da Silva Pereira, agradeceu à Defensoria e se mostrou contente com a parceria firmada pelo acordo. 

- Eu acho que o poder público é um setor que não vai sair do Centro da cidade, apesar de várias empresas, bares e outros empreendimentos estarem procurando por outras locações. Mas nós temos a Defensoria, a Assembleia Legislativa, o Fórum e eu fico feliz de ter o Menezes Cortes atendendo a essa parcela da população. Obrigada por trazerem mais vida pro Centro. Que essa parceria dure muito tempo - disse Romualdo. 

Também estiveram presentes na solenidade a coordenadora de Defesa Criminal, Lúcia Helena Barros de Oliveira; o coordenador das Varas Criminais, Marcos Delorme; os defensores da Vara Criminal Emanuel Rangel e Simone Estrellita; o diretor de Engenharia, Maurício Noya; o 1° subdefensor-geral, Marcelo Leão; a corregedora-geral, Katia Varela Melo; e a secretária de Finanças e Orçamento, Júlia Figueiredo.

Texto: Fernanda Vidon

Veja as fotos no nosso Flickr!



VOLTAR