“Nós precisamos mostrar para a geração mais jovem que, se hoje temos uma instituição forte e reconhecida, foi um caminho muito duro, com muitas dificuldades. Conseguimos conquistar tantas mudanças com muito diálogo e perseverança. As pessoas que estão sendo homenageadas hoje foram colegas que viveram essas várias Defensorias, seja no interior com déficit de defensores(as), seja na própria administração. É muito importante que todos saibam dessas pessoas que passaram a carreira inteira ali no front, atendendo à população, dando tudo de si. Se chegamos nesse atual momento, nós devemos muito ao trabalho de vocês.”

Foram com essas palavras de agradecimento que o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, começou a sua fala na cerimônia de homenagem aos 14 defensores e defensoras públicas(os) que se aposentaram no primeiro semestre deste ano. O evento aconteceu de forma online na manhã desta quinta-feira (26) e foi transmitida pelo canal da DPRJ no Youtube.

Os(as) homenageados(as) foram Celma Regina da Costa Monteiro; Nilton Manoel Honório; Ana Claudia Almada Marinho, Carlos Alberto de Araujo Pinto; Cintia Erica Mariano; Claudia Viana da Rosa e Silva; Georgia Vieira Pinto Cabecos; Rosana de Fatima Rosa Leal; Marcelo de Oliveira Coelho; Maria Celia Gomes; Marcos Antonio da Costa; Maria do Carmo Gonçalves; Liliane Maria da Rocha Peçanha e Andreia Mendes Gonçalves.

— A caminhada foi longa, o caminho foi árido, tive que vencer o mundo da exclusão com pitadas de racismo estrutural, mas digo que valeu a pena. Eu sinto muito orgulho de ter trabalhado com tantas pessoas maravilhosas, que sempre estiveram ao meu lado, que não me deixaram errar ou me fizeram errar menos — relembrou Nilton Honório, que atuou na Instituição por 39 anos.

A presidenta da ADPERJ, Andrea Sena, também lembrou que a cerimônia é um dos momentos mais emocionantes da carreira.

— As lágrimas escorrem e as memórias reacendem. É um momento muito difícil, mas também feliz, essa homenagem é mais do que justa, é devida. Hoje a gratidão é a esses(as) valorosos(as) colegas que acabaram de se aposentar, obrigada a todos(as) vocês. Desejo o melhor, novos projetos e novas invenções! — agradeceu a presidenta. 

Contentes e renovados com a nova etapa de vida, cada defensor(a) foi saudado(a) por seus padrinhos e madrinhas, que relembraram histórias e agradeceram por todos os anos de serviços prestados à Instituição. 

— Eu não escolhi a Defensoria, foi a Defensoria que me escolheu. Para mim foi muito gratificante, porque eu ganhei uma família de muitos irmãos e irmãs. Ao longo desses 23 anos, eu fui colecionando afetos e muitas histórias maravilhosas. Eu encerro a minha jornada na Defensoria com muita alegria no coração, pois sei que a gente sai da Defensoria, mas ela não sai da gente. Esse manto verde vai acompanhar todos(as) nós para o resto da vida! — disse Georgia Cabecos, uma das homenageadas na cerimônia.

Estiveram presentes na solenidade também a subcorregedora-geral, Simone Mendes e a chefe de gabinete, Carolina Anastácio, que fez a mediação do evento.

Assista ao evento aqui.



VOLTAR