Foto: Jaqueline Banai

 

A Defensoria Pública do Rio inaugurou, nesta terça (24), uma nova sede em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Estado. Localizada na Avenida Senhor dos Passos, 46, a nova unidade tem uma área útil de 108,74 metros quadrados. É dez vezes maior do que a anterior e promete dar mais qualidade ao atendimento na região. 

Em razão da pandemia da Covid-19, o evento de inauguração teve poucos convidados e foi transmitido ao vivo pelo Instagram da DPRJ. Durante a cerimônia, o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, agradeceu a participação de todos e todas no projeto da nova sede. 

— Cada inauguração no interior tem que ser comemorada. Estar na linha de frente atendendo à população neste momento tão difícil não é uma tarefa fácil, mas a Defensoria vem fazendo a diferença. Que os moradores da região encontrem no novo espaço um ambiente confortável e acolhedor — disse Pacheco. 

O local tem gabinete, um salão e uma sala de recepção, além de uma sala de espera com capacidade para 15 pessoas e quatros banheiros, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência. Ao todo, serão cinco postos de atendimento na unidade. Além dos avanços no espaço, toda a estrutura da nova sede foi adaptada aos protocolos de saúde e prevenção contra a Covid-19, com ampla ventilação, barreiras de acrílico e suportes para álcool em gel.

— Gostaria de agradecer e registrar que a nova sede é incomparável não apenas em termos de conforto, mas do tipo de serviço que poderemos prestar a partir de agora. Esse projeto é fruto de muito trabalho e agora vamos poder recepcionar os(as) assistidos(as) com mais dignidade em um espaço maior e melhor estruturado, respeitando as normas de acessibilidade e as medidas de proteção à saúde pública — disse a defensora Raquel Ramos, coordenadora do Interior e da Baixada Fluminense.

A DP Única de São José do Vale do Rio Preto atua em todas as áreas da justiça estadual, e tem em seu quadro de apoio uma defensora pública titular, dois servidores, um residente jurídico, dois estagiários e uma colaboradora responsável pela limpeza do local. 

— A gente percebe o quanto uma sede adequada afeta a eficiência do serviço. Temos trazido para a Defensoria uma realidade diferente de espaço físico, com acessibilidade, com banheiros adaptados, rampas, isso tudo faz muita diferença. Foi tudo feito com muito carinho para que todos possam se sentir acolhidos aqui — disse a  a secretária de Engenharia da Defensoria, Luciene Torres.

O chefe de gabinete da Prefeitura de São José, Elan Morelli, e o o presidente da Câmara dos Vereadores, Marquinhos da Saúde, elogiaram o trabalho da Instituição e agradeceram em nome de todos os moradores da cidade.

— Eu fico muito feliz em poder participar da inauguração desta nova casa. Sempre acompanhei o trabalho da Defensoria e sei a diferença do trabalho de vocês para a população. A nossa cidade merece — parabenizou Marquinhos.

Também participaram da inauguração a coordenadora da Região 11, defensora Fernanda Santos, e a defensora pública titular da DP de São José do Vale do Rio Preto, Karine Rodrigues.

Veja as fotos no nosso Flickr!



VOLTAR