No ano de 2013 foram registrados cerca de 550 mil atendimentos pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria Pública. O serviço de assistência jurídica, através do número 129, é realizado por uma equipe de 137 pessoas. Uma Defensora Pública, 16 servidores e 102 estagiários se revezam no atendimento ao público.

Criada em 2007, a CRC somou até o dia 18 de dezembro de 2013 cerca de 2,3 milhões de atendimentos. A Defensoria recebe, em média, por dia, 2,5 mil ligações pelo 129. A estatística do departamento aponta que semanalmente são 17,5 mil ligações e 45 mil ao mês. Nos finais de semana, a procura pelo 129 chega a cerca de 5 mil ligações.

As áreas mais procuradas são o direito Cível e o direito da Família. Nesses segmentos, desponta à procura por alimentos, investigação de Paternidade cumulada ou não com alimentos, divórcio litigioso ou consensual, interdição e guarda. Segunda via de RG, 2ª via de certidão de nascimento, nada consta criminal, habilitação para casamento, escritura de imóvel também surgem com grande demanda. De acordo com o Defensor Geral, solicitação de vaga em creche e escola, solicitação de medicamentos também são muito solicitados na CRC.

No plantão noturno, internação na rede de saúde pública, negativa de atendimento/internação pelo plano de saúde, alvará para sepultamento, autorização para viagem de menor, alvará para soltura de preso, nos casos de flagrante e busca e apreensão de menor lideram o ranking.

Quanto aos objetivos para 2014, a coordenadora da CRC, Adriana Quinhões, afirma que vai diversificar a forma de atendimento para os públicos interno e externo, implantar tecnologias inovadoras e pioneiras.



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