Fachada da nova sede que será inaugurada no próximo mês (Foto: Defensoria/Divulgação)

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro vai inaugurar, no próximo dia 24 de agosto, uma nova sede em São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Estado. Localizada na Avenida Senhor dos Passos, 46, a unidade tem uma área útil de 108,74 metros quadrados - dez vezes maior do que a anterior. O evento de inauguração será transmitido no Instagram da DPRJ e está marcado para as 14h. Em razão da pandemia de Covid-19, a inauguração seguirá todos os protocolos de segurança sanitária, e algumas das principais medidas serão a restrição do número de pessoas presentes, a manutenção do ambiente arejado e álcool em gel disponível para higienização das mãos e da sala durante todo o evento. 

O novo ambiente terá um gabinete, um salão e uma sala de recepção, além de uma sala de espera com capacidade para 15 pessoas e quatros banheiros, sendo um deles adaptado para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Ao todo, serão cinco postos de atendimento na unidade.

- A inauguração da nova sede em São José não significa somente a reafirmação da nossa autonomia, independência ou uma melhoria de espaço, mas, principalmente, representa uma melhora na qualidade de trabalho e de atendimento para equipe e para os(as) assistidos(as), que serão recepcionados(as) com mais dignidade em um espaço maior e melhor estruturado, respeitando às normas de acessibilidade e  às medidas de proteção à saúde pública - disse a defensora Raquel Ramos, coordenadora do Interior e da Baixada Fluminense. 

Vão participar do evento de inauguração o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; o 1º subdefensor público-geral, Marcelo Leão; a secretária de Engenharia, Luciene Torres; a coordenadora do Interior e da Baixada Fluminense, Raquel Ramos; a coordenadora da Região 11, Fernanda Santos; e a defensora pública titular da DP Única de São José do Rio Preto, Karine Rodrigues. 

Além dos avanços no espaço, toda a estrutura da nova sede foi adaptada aos protocolos de saúde e prevenção contra a Covid-19, com ampla ventilação, barreiras de acrílico e suportes para álcool em gel. A DP Única de São José do Vale do Rio Preto atua em todas as áreas da justiça estadual, e tem em seu quadro de apoio uma defensora pública titular, dois servidores, um residente jurídico, dois estagiários e uma colaboradora responsável pela limpeza do local.



VOLTAR