O Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) lançou um e-book com informações sobre a rede de atendimento à mulher em situação de violência. O material, denominado "Tecendo Redes", busca esclarecer dúvidas, especialmente do público interno da Defensoria, sobre como e para onde encaminhar assistidas que precisem de atendimento especializado, principalmente nas áreas psicossociais. Mas o rico material também pode ser consultado por toda a sociedade interessada em saber mais sobre o acolhimento dessas mulheres. 
 
O e-book é um trabalho produzido pela assistente social Moema Bastos, pela psicóloga em atuação na DPRJ, Pâmella Rossy e por Iamara Peccin, estudante de psicologia que estagia na instituição. As três fazem parte do Nudem e apresentam na publicação conceitos do trabalho do órgão no atendimento às mulheres, além dos contatos que recebem denúncias de mulheres em situação de violência em diversas regiões do Rio. 
  
Segundo a coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, Flávia Nascimento, muitas defensoras e defensores sinalizavam a necessidade de acompanhamento psicossocial para as mulheres atendidas na instituição. A partir desta necessidade, a equipe técnica do Nudem elaborou o material para nortear a atuação na assistência às vítimas de violência doméstica e familiar, sobre os serviços (especializados ou não) existentes em todos os municípios e que podem auxiliar no acompanhamento dos casos.
 
- A violência contra a mulher é um fenômeno complexo e multifacetado que exige da Defensoria Pública uma atuação multidisciplinar, através da integração operacional com outros atores da rede de atendimento à mulher, não se limitando à orientação jurídica e à atuação nos processos -  pontuou a coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, Flávia Nascimento. 
 
O Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência de Gênero (Nudem) é especializado no atendimento da DPRJ a essas mulheres. O órgão está à disposição para promover a assistência e orientação jurídica e extrajurídica, bem como, análise e ingresso de ações judiciais assecuratórias necessárias, além de realizar articulação com a rede de serviços especializada e não especializada para a superação da violência. dentro das cinco principais frentes de atuação do Nudem: violência doméstica, sexual, obstétrica, institucional e virtual. 
 
O Nudem fica localizado na Rua do Ouvidor, 90,4° Andar, no Centro do Rio de Janeiro. Durante a pandemia o atendimento é remoto através dos telefones (21) 23326371 e (21) 23326370; Whatsapp - (21) 972268267; e-mail nudem@defensoria.rj.def.br; além da Central de Relacionamento com o Cidadão 129; e aplicativo DefensoriaRJ.

Veja o e-book na íntegra aqui



VOLTAR