As técnicas superiores jurídicas Juliana Melo Dias e Marilia Pires Vieira e a técnica média Erica Sousa Silva são as novas servidoras da Defensoria Pública do Rio desde sexta-feira (16). Elas, que foram aprovadas no III Concurso Público para o quadro de apoio da instituição, tomaram posse numa cerimônia restrita no auditório da Fesudeperj, com transmissão pelas redes sociais. O defensor público-geral Rodrigo Pacheco falou da importância de poder dar posse a mais um grupo de servidores(as):

— Já foram quase 250 servidores aprovados neste concurso e, nesta tarde, eu assinei o desbloqueio de mais 20 cargos dos aprovados no concurso, compensando o bloqueio de cargos de defensor público. Nós nutrimos muita esperança em uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal. Ingressamos como amigo da corte na ADI 6930, ajuizada pela AMB e pela CONAMP, que busca a declaração da inconstitucionalidade de vários dispositivos da lei que institui o Regime de Recuperação Fiscal, especialmente a questão do bloqueio dos concursos públicos pelos próximos dez anos. E essa é uma das linhas da nossa atuação, o fortalecimento do serviço público e do servidor público — disse Pacheco.

Com o número de pessoas reduzido, o evento seguiu todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, sendo obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento entre os participantes. Compuseram a mesa de abertura o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; a subcorregedora-geral, Simone Mendes; o secretário de Gestão de Pessoas, Leandro Moretti; o presidente da Fesudeperj, Arnaldo Goldemberg; e o presidente da Associação dos Servidores e Servidoras da Defensoria Pública, Gustavo Belmonte. Após as falas das autoridades, os nomes das(os) servidoras(es) e os termos de posse foram lidos em ordem alfabética. 

Com a assinatura do termo de posse na cerimônia, a instituição dá início remotamente ao Curso de Ambientação e Capacitação de Novos Servidores e Servidoras. Com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj), serão ministradas de forma online palestras e rodas de conversa sobre o papel e a atuação de órgãos como a Ouvidoria, a Corregedoria, o Centro de Relacionamento com o Cidadão (CRC) e as coordenações Cível; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde e Tutela Coletiva; e da Infância e Juventude.

Texto e foto:Jéssica Leal. 



VOLTAR