O atendimento da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro será reforçado com o ingresso de 99 residentes jurídicos(as) na instituição. O grupo de pessoas aprovadas no 4º Concurso para Residência Jurídica foi recebido na última quinta-feira (15), em uma cerimônia que aconteceu de forma virtual em razão dos protocolos de segurança contra a Covid-19. Entre os(as) recém-chegados(as), 70 irão atuar nas regiões do interior e da Baixada Fluminense, enquanto os(as) outros(as) 29 serão destinados para a Região Metropolitana.

Em vigor na DPRJ desde 2017, o Programa de Residência Jurídica, custeado substancialmente pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) já é considerado um sucesso. Desde a sua criação, houve um aumento de 260% no número de vagas ofertadas, que passou de 120 no ano em que foi implementado para 433 atualmente. Agora, há ainda uma novidade: ao final do programa, com a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), todos(as) os (as) residentes terão concluído oficialmente a pós-graduação em Direito.

Após parabenizar os(as) residentes, a sub-corregedora geral Simone Mendes celebrou a realização da cerimônia de posse, que se caracteriza como uma vitória também para a instituição. Isso porque, pela primeira vez, o concurso foi realizado de forma híbrida, em razão da pandemia de Covid-19 e da necessidade do distanciamento social que inviabilizou as provas presenciais.

- A Defensoria fica muito feliz com a posse de todos vocês hoje, porque entendemos que é um momento de sucesso, tanto dos que fizeram um concurso tão difícil, quanto da Administração, que promoveu esse concurso de maneira tão interessante, de forma híbrida e inédita - ressaltou ela.

No mesmo sentido, depois de reconhecer o nível de dificuldade e exigência do concurso, o defensor público-geral Rodrigo Pacheco, que iniciou a trajetória na instituição ainda como estagiário, parabenizou os(as) novos(as) residentes pela conquista, e ressaltou que, apesar dos desafios, a caminhada será muito enriquecedora.

- Quando a gente entra na Defensoria, abre-se um mundo completamente diferente. O dia a dia é muito desafiador, mas é também transformador do ponto de vista humano. Vocês vão encarar as maiores tragédias humanitárias, sem querer assustá-los, mas efetivamente irão se sentir transformadores de uma realidade social, seja numa comarca do Interior, da Baixada ou da capital - disse ele.

Já o secretário de Gestão de Pessoas e coordenador geral do Estágio e da Residência Jurídica, Leandro Moretti, enalteceu a chegada dos(as) novos(as) residentes e também o programa, como uma forma de agregar na experimentação profissional futura através do conhecimento prático.

- Eu costumo dizer que a Defensoria é fundada em um tripé formado pelos defensores públicos, pelos servidores e pelos estagiários e residentes jurídicos. Hoje vocês vem reforçar um desses pilares de uma instituição que tem sido tão demandada nesse período de crise sanitária e econômica que a gente vive - ressaltou, antes de concluir:

- O programa de residência jurídica é uma grande oportunidade para se aprofundar nas áreas de atuação da Defensoria Pública, não só de forma teórica como de forma prática. Ao final desse programa, vocês terão conhecimento prático da atuação diuturna da Defensoria nas mais diversas áreas - afirmou.

Estiveram presentes na posse virtual também representantes a diretora de capacitação do Cejur, Adriana Britto; o presidente da Fesudeperj, Arnaldo Goldember e a coordenadora do Interior e da Baixada, Raquel Ramos.

Texto: Fernanda Vidon.



VOLTAR