A transcrição de audiências vem se tornando uma importante aliada da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), possibilitando um avanço que une tecnologia e  acesso à justiça. De olho nessa evolução, a instituição passou a utilizar, a partir do mês de maio, novas funcionalidades para a Inteligência Artificial (IA), criadas especialmente para a instituição e que facilitarão a transformação dos áudios das audiências em textos.  

A Defensoria já utiliza as transcrições desde 2019 com a ajuda de uma Inteligência Artificial disponibilizada e treinada pelo Google. No entanto, a novidade agora fica a cargo de novas funcionalidades ligadas a esta IA, desenvolvidas pela Coordenação de Projetos, Pesquisa e Estudos Tecnológicos da UFRJ (COPPETEC) a partir da ideia e do treinamento da Defensoria.
 
Com a antiga IA, por exemplo, era necessário subir o arquivo para o sistema e aguardar para que a transcrição fosse feita em um único bloco de texto. Agora, com a Inteligência Artificial treinada pela DPRJ, a pesquisa das audiências acontece diretamente no sistema do Tribunal de Justiça, sem necessidade de upar o arquivo manualmente para a rede. Além disso,  o sistema reconhece vozes diferentes, separando as falas de cada participante das audiências, dando aos defensores apenas o trabalho de nomeá-los no sistema. 
 
A nova IA é um aprimoramento do sistema anterior e também se integra ao Sistema Verde. Assim como a Inteligência do Google, a nova ferramenta permite a correção de termos, caso sejam transcritos de maneira incorreta, o que ajuda na evolução e aprendizado da rede neural, adaptando-se aos vários sotaques e variações vocais.
 
Atualmente a Defensoria Pública do Rio de Janeiro conta com cerca de 1.867 audiências transcritas, sendo a Central de Monitoramento Carcerário (433), DP Criminal e da violência doméstica e familiar contra a mulher de Valença (102) e 1.ª DP de Defesa da pessoa presa em flagrante (99) as recordistas de transcrições.
 
Defensoras (es) e servidoras (es) do Núcleo de Audiência de Custódia passarão em breve por uma capacitação para o uso da nova versão do transcritor.



VOLTAR