No mês do Meio Ambiente, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) lança, por meio da sua Comissão de Gestão Socioambiental (CGS), uma nova pesquisa para mensurar a consciência ambiental e mapear práticas sustentáveis adotadas pelos(as) integrantes da instituição. A partir desta quarta-feira (30), o formulário da pesquisa estará disponível no acesso restrito do site e poderá ser acessado para resposta até o dia 31 de agosto. A iniciativa faz parte do Preserve, o programa de sustentabilidade da DPRJ. 

Os resultados deste estudo vão subsidiar a implementação de uma política ambiental na instituição. Intitulado “Consciência e práticas ambientais na Defensoria Pública do Rio de Janeiro”, o formulário tem como obejetivo identificar hábitos sustentáveis praticados pelos integrantes da DPRJ. As perguntas têm respostas objetivas e abordam temas como reciclagem, consumo de recursos naturais, papéis, descartáveis, entre outros fatores, como a possibilidade de encaminhar sugestões ou de informar ações que já estejam sendo desenvolvidas em sua unidade de atuação.
 
Em atividade desde março de 2020, a CGS é responsável pela criação, implantação e acompanhamento das Políticas Socioambientais da Defensoria. Com a adesão à A3P, que tem como proposta a criação de uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública, a coleta desses dados torna-se primordial para elaboração de um plano de ações com base nos eixos temáticos da agenda ambiental.
 
A identificação dos hábitos, comportamentos e padrões de consumo possibilita a definição de ações prioritárias, melhor adequação do plano de comunicação para as ações da Comissão, além de viabilizar a identificação de temas sensíveis para o desenvolvimento de cartilhas, campanhas, eventos e capacitação como forma de ampliar a adesão ao projeto.

Acesse a pesquisa e participe!



VOLTAR