Foto de reprodução/ CNJ

 

Com o objetivo de garantir uma educação de qualidade para 80 adolescentes, de 12 a 18 anos, que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, a Defensoria Pública do Rio firmou um acordo de cooperação com o Instituto Alicerce para implantação do projeto “Janela de Oportunidades”. A parceria, que será celebrada num evento online no próximo dia 22, vai garantir a criação de um polo educacional na cidade de São João de Meriti, para assistir diretamente os adolescentes e suas famílias. 

O projeto oferecerá aulas aos adolescentes, três vezes por semana no contraturno escolar, das disciplinas de leitura, escrita, matemática e temáticas contemporâneas, com direito a lanche. O objetivo principal é a correção da defasagem escolar, com a perspectiva de construção de um projeto de vida para esses jovens e encaminhamento para cursos profissionalizantes. A duração do programa educacional é de 12 meses.

— Estamos apostando na escolarização como estratégia de inserção social plena, articulada à reconstrução de projetos de vida e à garantia de direitos desses meninos e meninas que acabaram se envolvendo com a prática infracional — explica o Coordenador de Infância e Juventude da Defensoria, Rodrigo Azambuja.

Além de promover aceleração da aprendizagem, suprimento das lacunas deixadas pela escola pública e consequentemente melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho ou ingresso no ensino superior, a metodologia Alicerce desenvolve jovens com pensamento crítico, autoconfiança e maturidade emocional, capazes de elaborar e conquistar seus projetos de vida.

A “Janela de Oportunidades” será um aparato de educação e assistência social que irá beneficiar todo o município, assistindo diretamente os adolescentes e sua família, com o incentivo ou resgate de sonhos através da ampliação do conhecimento e da oportunidade de melhor inserção no mercado de trabalho, e indiretamente a comunidade que terá seus indicadores de qualidade de vida e segurança pública impactados com a diminuição da reincidência da prática de atos infracionais e aumento da renda das famílias.

— O programa é fruto de um trabalho acadêmico que propõe, com base em estudos recentes da neurociência, o aproveitamento do imenso potencial de aprendizagem e plasticidade do cérebro adolescente, com o desenvolvimento de habilidades e capacidades e, ainda, a produção de experiências positivas que possam influir naquilo que os adolescentes optam por fazer na vida adulta — ressalta a defensora pública titular do órgão da DP junto ao Juizado da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de São João de Meriti, Ana Raquel Cardoso.

O evento solene para assinatura do acordo de cooperação será realizado de forma online no dia 22 de junho, às 10hrs, com transmissão ao vivo nas redes sociais da Defensoria. Estarão presentes na mesa de abertura o defensor público-geral, Rodrigo Baptista Pacheco; a Coordenadora de Programas Institucionais da Defensoria Pública, Carolina Anastácio; a Diretora de Capacitação do CEJUR, Adriana Britto, as defensoras públicas Ana Raquel Cardoso e Camila Zimmermann; bem como o Coordenador de Infância e Juventude, Rodrigo Azambuja; a Promotora de Justiça, Érica David; além dos representantes do Instituto Alicerce.

Texto:Jéssica Leal.



VOLTAR