A importância da criação de estratégias que auxiliem no dia a dia das defensoras e defensores e, consequentemente, melhorem a prestação de serviços para os assistidos foi um dos assuntos da primeira edição do Encontro Temático promovido pela Defensoria Pública do Rio nesta quarta (9). O evento, que discutiu a atuação da Coordenação Cível, foi transmitido no canal do Youtube da DPRJ e teve as participações da coordenadora e da subcoordenadora cíveis da Defensoria, Patricia Cardoso e Beatriz Cunha, respectivamente. A mediação foi do diretor do Cejur, José Augusto Garcia. 

- Estamos dando continuidade a um projeto de apoio técnico porque as(os) defensoras(es) estão nos órgãos de atuação precisam disso para desempenhar as tarefas de forma mais eficiente, e na ponta, o assistido ganhar com isso em qualidade na prestação do serviço - afirmou Patricia Cardoso.

Durante o evento, Patricia e Beatriz abordaram ainda as últimas ações da Defensoria na área em questão. Um dos exemplos citados foi que após ação da DPRJ, o Conselho Nacional de Justiça editou a recomendação nº 90, de 02 de março de 2021. O documento recomenda que enquanto perdurar a pandemia de Covid-10, o Poder Judiciário deve avaliar com cautela os deferimentos de tutela de urgência que tenham por objetivo desocupação coletiva de imóveis urbanos e rurais; e verificar ainda se a Resolução nº 10, de 17 de outubro de 2018 do Conselho Nacional de Direitos Humanos está sendo cumprida. 

Parceria do CEJUR com as Coordenações Temáticas da Defensoria, os Encontros visam discutir as demandas mais relevantes que estão sendo trabalhadas nas respectivas coordenações, de acordo com as principais notícias desenvolvidas nos “Informativos do Cejur”, que são disponibilizados mensalmente no site da DPRJ. Os debates serão realizados sempre às quartas-feiras, às 10h, no canal do Youtube da instituição. 

Homenagem

O encontro também foi marcado pela homenagem a Antônio Carlos de Oliveira, que faleceu no último domingo (06). O defensor-público titular junto à Vara da Infância e Juventude de Nova Iguaçu entrou na instituição em 1994 e destacou-se pelo compromisso no atendimento dos vulneráveis da Baixada Fluminense. Oliveira é mais uma das quase 500 mil vidas perdidas por Covid-19 no Brasil, e foi lembrado pelo diretor do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), José Augusto Garcia, que ressaltou a trajetória do colega e a importância da vacinação em massa no país. 

- Eu não poderia deixar de homenagear o nosso colega Antônio Carlos de Oliveira,  que lamentavelmente, de uma forma muito precoce, faleceu no domingo (06). A comoção que se seguiu fala mais do que qualquer outra coisa. Quando a gente vê a morte de uma pessoa tão boa e um profissional tão exemplar, que fazia tanto o bem, a nossa revolta aumenta, porque 500 mil pessoas morreram. Por que essa vacina não chegou antes? Poderia ter poupado a vida de brasileiros tão bons como o Antônio Carlos. Fica a nossa saudade e solidariedade à família por essa dor tão profunda, que é também a dor da Defensoria Pública - lamentou José Augusto.

Veja o evento disponível no Youtube da DPRJ aqui e o Informativo do Cejur com a colaboração da Coordenação Cível aqui.

Texto: Fernanda Vidon. 



VOLTAR