Foto: Pixabay

 

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro mostram que cerca de 3.500 pessoas idosas são vítimas de lesão corporal culposa por ano no Estado do Rio. E aproximadamente 60% são praticadas dentro de casa. Com a proximidade do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho, a Defensoria Pública do Rio, por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi), reforça a importância de denunciar qualquer suspeita de maus-tratos.

Somente na capital, do total de 12.131 notificações de violência entre residentes do município, 632 (5,2%) foram registradas entre pessoas idosas (60 anos ou mais), em 2020, segundo dados da Prefeitura do Rio. Em média, foram 1,7 notificações por dia, equivalente a uma notificação a cada 12 horas. 

Situações de abusos, negligência, abandono, privações, ofensas, injúrias, maus-tratos e ameaças contra pessoas com mais de 60 anos configuram crimes e precisam ser denunciadas e combatidas. Em caso de suspeita de violência contra esse público, informe pelos seguintes canais: Defensoria Pública do Rio (telefone 129); Ministério Público do Rio (telefone 127); Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade – DEAPTI (2333-9260); Disque Direitos Humanos (telefone 100). Em casos de risco iminente, deve-se entrar em contato direto com a Polícia Militar, pelo telefone 190.



VOLTAR