A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) vai substituir, em suas sedes, seis mil lâmpadas comuns por LEDs, que são mais econômicas. A iniciativa é uma das tantas medidas que fazem parte do programa de eficiência energética da instituição. As novas lâmpadas foram doadas pela Receita Federal, graças ao programa do órgão que dá destino útil a materiais que estão sob sua guarda. 
 
No total, a Defensoria recebeu três mil lâmpadas de LED de 9w e outras três mil de 18w. Todo o processo de liberação para o recebimento das lâmpadas durou cerca de sete meses e, agora,  após o recebimento e emprego do material, será elaborado um relatório de transparência de seu uso. 
 
A Receita Federal conta com um programa para destinação de mercadorias, frutos de descaminho ou contrabando, recuperadas. Normalmente esses objetos são leiloados, destruídos ou doados. Em todo caso, as mercadorias recuperadas são vistoriadas, periciadas e têm seu valor discriminado. Além das lâmpadas, os órgãos públicos e ONGs podem se credenciar para receber objetos como lápis, canetas, resmas de papel e outros. 
 
- A Defensoria está com um programa extenso de eficiência energética que alcança chamada pública junto a Light, implantação do PMOC - plano de manutenção de aparelhos de ar-condicionado e lâmpadas e substituição de lâmpadas com o uso do material doado pela Receita à Defensoria. A ideia é uma multiplicidade de ações para inserir a instituição no cenário sustentável, sendo um compromisso assumido com a adesão à agenda federal do meio ambiente e sustentabilidade. Além de representar economia no custo do consumo energético - pontuou a secretária de Engenharia e Infraestrutura da DPRJ, Luciene Torres.



VOLTAR