A Defensoria Pública do Rio de Janeiro lançou, nesta terça-feira (8), o selo do Preserve, seu programa de sustentabilidade. A data foi escolhida em razão da Semana do Meio Ambiente, de 5 a 9 de junho. A implementação do programa vem sendo estudada pela Comissão de Gestão Socioambiental, criada para esse fim. O trabalho tem resultado em avanços importantes, como a adesão, em janeiro deste ano, à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).  

A iniciativa tem seis eixos temáticos prioritários: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis; e sensibilização e capacitação dos servidores. Tudo isso fundamentado pela política dos 5 Rs: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos. 
 
Diante disso, a proposta da logo Preserve é representar elementos essenciais a serem cuidados na implantação do programa: água, ar, meio ambiente e energia, e também a importância de que sejam preservados em conjunto criando um ciclo de boas práticas. A partir da identidade criada para o programa Preserve serão desenvolvidas marcas para as ações que farão parte do programa seguindo essa proposta de identidade visual.



VOLTAR