“Diante de dias tão desafiadores, do ponto de vista profissional e pessoal, toda a equipe da Defensoria se empenhou incansavelmente em manter o pleno funcionamento da instituição durante a Covid-19. E esses meses transformadores foram a prova disso, nosso muito obrigado!" 

Essas são algumas das palavras que estão gravadas na placa de homenagem aos cerca de 4.400 integrantes da Defensoria Pública do Rio, que foi inaugurada no hall da sede da Instituição, na manhã desta quarta-feira (19). O ato é uma forma de agradecer e reforçar o compromisso da Defensoria com a sociedade civil, principalmente nos momentos de maior dificuldade: “Unidos pelo mesmo objetivo ficamos mais fortes.” 

Durante a solenidade, que teve transmissão ao vivo e simultânea em todas as redes sociais da Defensoria, o defensor público-geral Rodrigo Pacheco relembrou que a pandemia do novo coronavírus trouxe desafios inimagináveis para a gestão, mas que também colocou a Instituição como protagonista da defesa da população vulnerável, ainda em situação mais delicada por conta da gravíssima crise financeira.

– O dia 19 de maio é um dia de agradecimento, valorização e reconhecimento, especialmente neste último ano. É muito importante que a Defensoria reconheça o que nos permitiu chegar aqui hoje, após um ano de pandemia, funcionando plenamente. Olhando para trás, vejo que cumprimos o nosso dever com máxima excelência, mostrando a essencialidade do nosso serviço. Muito obrigado a todos os servidores e servidoras, estagiários e estagiárias, residentes, defensores e defensoras. A gestão da Defensoria tem muito orgulho do trabalho que vocês fazem – agradeceu Pacheco. 

 

   

O ouvidor-geral Guilherme Pimentel também parabenizou o serviço da Instituição no pior momento da pandemia. 

– Falo em nome da sociedade civil do Rio de Janeiro e gostaria de parabenizar todos os integrantes da instituição que encararam o desafio da maior crise sanitária da história das nossas gerações e que, mesmo assim, conseguiram manter um serviço público de acesso à justiça funcionando quando a sociedade mais precisou. Enfrentando dificuldades em tempo real, vocês demonstraram que o pessoal da Defensoria está apto a encarar os desafios e ajudar a população. Parabéns a todos e todas – ressaltou Pimentel. 

A inauguração da placa de homenagem faz parte da programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria. Com palestra e homenagens especiais, a instituição buscou reverenciar o trabalho de toda a equipe e compreender o impacto da sua atuação durante a pandemia. 

Também estiveram presentes na solenidade o 1º subdefensor-geral, Marcelo Leão; a 2ª subdefensora-geral, Paloma Lamego; a corregedora-geral, Katia Varela; o secretário de gestão de pessoas; Leandro Moretti; e o presidente da Associação dos Servidores da DPRJ, Gustavo Belmont.

Texto e foto: Jéssica Leal.



VOLTAR