“Não basta apenas orientar os assistidos à respeito dos seu problemas, é preciso realizar um atendimento que vai muito além do jurídico, que conforta as pessoas e que acalenta os seus corações, e ter uma sede que dignifica esse atendimento é um motivo de muito orgulho para a Instituição”

Foram com essas palavras de agradecimento que o defensor público e titular de Rio das Ostras, Francisco Oliveira, iniciou a solenidade de inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Rio das Ostras, na manhã desta quinta-feira (29). O novo espaço, localizado na Alameda Desembargador Elis Hermydio Figueira 87, no bairro Jardim Campomar, tem cerca de 236 metros quadrados e promete dar mais qualidade ao atendimento na região.

Em razão da pandemia da Covid-19, o evento de inauguração foi transmitido ao vivo pelo Instagram da DPRJ. Durante a cerimônia, o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, relembrou a dificuldade do momento em que estamos vivendo e se solidarizou com os familiares das vítimas do coronavírus. Em seguida, Pacheco agradeceu a toda a equipe pelo árduo trabalho que envolve a inauguração de uma nova sede. 

— Gostaria de ressaltar o trabalho incrível da equipe que permitiu que isso aqui acontecesse. Estamos iniciando o mês da Defensora Pública e eu não poderia deixar de agradecer a todos os defensores (as), servidores (as), residentes e estagiários (as) que são essenciais na garantia do acesso à justiça neste momento tão delicado — ressalta Pacheco.

O novo espaço conta com três gabinetes e quatro salas (sendo uma delas com 10 postos de atendimento), além de recepção, sala de espera com 33 lugares, cinco banheiros (um deles adaptado para pessoas com deficiência) e uma copa. 

— Hoje estamos transformando um sonho em realidade, estamos muito felizes de entregar essa sede para vocês e de fazermos parte de um setor técnico que dignifica o espaço da Instituição. Uma sede não é só uma sede, ela envolve toda uma logística de processos e pessoas que fazem tudo com muita competência e carinho para entregar um serviço incrível para os nossos assistidos — disse a secretária de engenharia, Luciene Torres.

Para a coordenadora da Baixada Fluminense e do Interior, Raquel Ramos, além de toda acessibilidade garantida, a nova sede assegura maior dignidade a toda equipe dos órgãos e aos assistidos. 

— A inauguração da sede da Defensoria Pública em Rio das Ostras representa um avanço exponencial na qualidade do espaço físico, trabalho e, consequentemente, de atendimento. O imóvel até então ocupado, no interior do Fórum da Comarca, era muito pequeno e não comportava toda a estrutura de pessoal existente. Estamos todos muito felizes com o novo espaço — afirmou a defensora.

Também participaram da inauguração o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba; o primeiro subdefensor público-geral, Marcelo Leão; a secretária de engenharia, Luciene Torres e a coordenadora regional, Mariana Brito.
 

 

Atendimentos durante a Pandemia

A estrutura da nova sede foi adaptada aos protocolos de saúde e prevenção contra a Covid, com ampla ventilação, barreiras de acrílico e suportes para álcool em gel. Atualmente a cidade de Rio das Ostras se encontra na Fase 1 do plano de retomada, que prevê apenas 25% das equipes trabalhando presencialmente. O atendimento ao público segue prioritariamente remoto nessa fase, pelo app Defensoria RJ, atendimento on-line no site ou pelo 129. A  exceção é para casos de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema, dos casos de urgência que não possam aguardar a modalidade remota e dos usuários que não têm meios tecnológicos, como celular ou internet.

A Defensoria de Rio das Ostras conta com dois defensores, dois residentes, sete estagiários, quatro servidores, uma recepcionista e um porteiro. Atua em todas as matérias de atribuição da instituição, incluindo Infância, Juventude, Idoso, Família, Cível e Fazenda Pública. Além de comportar os órgãos da Defensoria de Rio das Ostras, a nova sede comportará também a coordenação da Região 8, que será deslocada de Macaé para a cidade.

 

Defensor público titular de Rio das Ostras, Francisco Jossiel Oliveira Bom

 

Texto: Jéssica Leal.
Fotos: Jaqueline Banai

Mais fotos no Flickr



VOLTAR