No mês de março, 45% dos agendamentos para atendimento na Defensoria Pública do Rio de Janeiro foram feitos pelo aplicativo Defensoria RJ. A ferramenta, criada com o intuito de aproximar os usuários aos serviços da instituição através do celular, especialmente durante a pandemia de Covid-19, representa o esforço da entidade em facilitar a experiência dos assistidos. Lançado em outubro de 2020, o app já ultrapassou a marca dos 160 mil downloads nas lojas digitais. Entre as funcionalidades do sistema, além do agendamento de atendimentos remotos e presenciais, estão o encaminhamento de documentações; consulta; remarcação e cancelamento de agendamentos; interação entre os usuários e a instituição; e informação sobre processos. O app é gratuito e pode ser baixado em aparelhos android e iPhone.

O número de usuários que chegam à Defensoria por meio do app se tornou maior a partir das duas últimas semanas de dezembro, quando a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), que atende pelo 129, estava em recesso e 100% dos agendamentos precisaram ser feitos virtualmente. No mês seguinte, em janeiro, foi registrada a maior marca até então, com 43% de agendamentos feitos pelo app, enquanto em fevereiro, que é um mês mais curto, 39% optaram por essa alternativa.

- O aplicativo da Defensoria foi muito bem recebido pelo nosso público, superando nossas melhores expectativas. Com ele a Defensoria entrou em uma nova era de prestação do serviço, de forma digital, acessível e mais próxima do cidadão. Esperamos disponibilizar cada vez mais recursos para tornar a experiência de uso mais intuitiva e ao mesmo tempo facilitar o trabalho dos Defensores - disse o diretor de Gestão da Informação da Defensoria Pública, Vitor Reis.



VOLTAR