A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizará, nesta quarta-feira (14), a abertura da nova turma do “Diálogo Cidadão”, curso que capacita em direitos humanos os profissionais das forças de segurança do Estado.  Esta será a segunda edição do projeto iniciado em 2020 e contará com 20 encontros entre abril e agosto. Além da cerimônia, também será ministrada a primeira aula.
 
O projeto é focado especialmente em assistentes sociais das Forças de Segurança do Rio de Janeiro, como Polícia Militar e Civil, Secretaria Estadual de Vitimização, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Geral de Ações Socioeducativas e Secretaria de Administração Penitenciária, entre outras. No total, cerca de 40 profissionais participarão dos encontros.
 
A Defensoria defende que, com o conhecimento dos direitos, o cidadão passa a se sentir efetivamente parte da comunidade. Isso vale também para as forças de segurança, que devem conhecer não só o direito dos outros, como também os próprios. Cada aluno funciona como multiplicador, difundindo esse aprendizado. Assim, ganha o cidadão e ganha a sociedade. 
 
Com isso, a ideia é promover a educação em direitos das forças de segurança para com a sociedade e vice-versa, através de palestras e apresentações. Isso reforça o papel de policiais, bombeiros e militares, além de colocar a Defensoria à disposição para casos em que o órgão pode ajudar os agentes, que também passam por problemas judiciais, de família, entre outros.



VOLTAR