O projeto Defensoria em Ação nas Favelas terá duas novas edições neste sábado (10). Os eventos serão realizados em parceria com o programa social Sim, eu sou do meio, de Belford Roxo, e com o Centro Comunitário Irmãos Kennedy, na Vila Kennedy. A iniciativa vai levar, de forma remota, assistência jurídica gratuita aos moradores da região pré-agendados pelos movimentos sociais. Os selecionados devem ir à sede dessas organizações para ter acesso ao encontro virtual com os(as) defensores(as).
 
O Defensoria em Ação é um projeto desenvolvido pela DPRJ com colaboração da Ouvidoria Externa, da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), dos núcleos especializados e de bairros e dos demais órgãos de atuação da instituição no estado. Ao todo, dez projetos sociais firmaram parceria com a Defensoria para a realização dos encontros em 2021, levando a ação a 11 comunidades diferentes.
 
- O projeto Defensoria Pública nas Favelas é um divisor de águas, rompe com as barreiras que muitas vezes são impostas, como a falta de informações, e possibilita  o acesso à justiça de fato e de direito - pontuou a coordenadora de relacionamentos institucionais do Centro Comunitário Irmãos Kennedy, Verônica Gomes.
 
Os atendimentos jurídicos oferecidos pelo projeto são relacionados a guarda, tutela, curatela, alimentos, divórcio, retificação de registro de nascimento ou casamento, alvará, execução penal, registro tardio, reconhecimento e dissolução de união estável, partilha de bens e questões de Juizado Especial Cível.   
 
- Ter a Defensoria Pública como parceira é a certeza de que os direitos fundamentais das pessoas mais vulnerabilizadas serão garantidos. As pessoas mais carentes são as que menos têm conhecimento dos seus direitos, e a Defensoria é um  instrumento que  promove isso. É um privilégio para nós fazer parte deste projeto de acesso à justiça - afirmou Débora Silva, gestora e fundadora do Sim, eu sou do Meio, de Belford Roxo. 
 
A lista completa dos encontros está disponível aqui: https://bit.ly/3t1Spn6



VOLTAR