A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro promove nesta sexta-feira, 21, das 10h às 16h, a 2ª Marcha Contra a Desigualdade Racial, na sede da Instituição, no Centro do Rio. O evento vai reunir personalidades do meio jurídico, da cultura, representantes de órgãos públicos e da sociedade para debater os avanços e desafios das políticas de promoção da igualdade racial. A entrada é gratuita.

Será debatida a inclusão de modelos negros em eventos de moda (a partir da assinatura do termo de compromisso, em 5 de novembro, entre a empresa organizadora do Fashion Rio, a Defensoria e entidades civis); os casos de racismo envolvendo jogadores de futebol e árbitros; a presença de negros nos cargos públicos; a necessidade de manutenção das cotas raciais nas instituições de ensino; entre outros assuntos.



A Marcha vai contar com a participação do defensor geral, Nilson Bruno, o primeiro negro a ocupar o cargo no Estado do Rio de Janeiro; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio, Paulo Rangel; o ator Nando Cunha; representantes do Ministério Público; das Secretarias estaduais de Segurança Pública, Assistência Social e Direitos Humanos; além da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).

A iniciativa foi inspirada na Marcha pelo Trabalho e Liberdade, protagonizada por Martin Luther King nos Estados Unidos, que completou 50 anos em 2013. A 1ª Marcha da Defensoria foi realizada em 11 de setembro passado. A Defensoria Pública está localizada na Avenida Marechal Câmara, 314, no Centro do Rio.

Serviço: 2ª Marcha Contra a Desigualdade Racial
Data: sexta-feira, 21 de março
Horário: Das 10h às 16h
Local: Sede da Defensoria Pública do Rio, na Av. Marechal Câmara, 314, Centro do Rio
Entrada: gratuita


VOLTAR